01/04/2016 10h08 - Atualizado em 1/04/2016 10h08

Prazo para filiação partidária de candidatos termina neste sábado (2)

Políticos que serão candidatos este ano precisam ter filiação aprovada no partido.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador nas Eleições Municipais de 2016 devem estar com a filiação aprovada pelo partido político até este sábado, 2 de abril. Para veiculação partidária é obrigatória a quem pretende se candidatar, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta para a data final – desde que o estatuto partidário não estipule um prazo superior de filiação.

A Lei 9.504/1997 das Eleições diz – no artigo 9.º – que o candidato deve possuir domicílio eleitoral, na circunscrição onde irá concorrer, um ano antes do pleito, pelo menos. O texto legal estabelece ainda que deve estar com a filiação aprovada pelo partido, no mínimo, seis meses antes da data da eleição.

Também chega ao fim, no dia 2 de abril, o prazo para os programas de computador de propriedade TSE terem especificação e de desenvolvimento acompanhadas por técnicos indicados pelos partidos políticos, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo Ministério Público e por pessoas autorizadas em resolução específica. Esses programas são utilizados nas urnas eletrônicas e nos computadores da Justiça Eleitoral para os processos de votação, apuração e totalização.

Fonte: Agência CNM

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505