04/04/2016 15h12 - Atualizado em 4/04/2016 15h26

UEA assina acordo de cooperação técnica para pesquisas em conjunto com instituto alemão

O Instituto Alemão conta com 67 institutos espalhados por toda a Alemanha.
Foto: Joelma Sanmelo/UEA
Foto: Joelma Sanmelo/UEA

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA, Cleinaldo Costa, recebeu na manhã de segunda-feira (4), uma comitiva de pesquisadores do Instituto Alemão Fraunhofer – Gesellschaft. A associação é uma organização alemã de pesquisa, que conta com 67 institutos espalhados por toda a Alemanha, cada um deles tendo seu foco em um campo diferente da ciência aplicada. O encontro ocorreu na sede da reitoria da UEA, na Avenida Djalma Batista, bairro Flores em Manaus.

As duas instituições assinaram termo de cooperação técnica a fim de abranger as seguintes atividades: a) desenvolvimento de novos produtos e serviços para o mercado, auxiliados pela transferência de tecnologia e conhecimento; b) Auxiliar a UEA no desenvolvimento de grupos tecnológicos, em bio, micro, biomicro, tecnologia de microssistemas em softwares e movies, eletrônica, robótica, química, polímeros e materiais compostos; c) Visitas de profissionais responsáveis pelas atividades a curto e longo prazo; d) promover pesquisa e desenvolvimento conjunto; e) intercâmbio de dados e informações a respeito de tendências nas áreas acima mencionadas; outras atividades de mútua.

A cooperação deste acordo pretende abranger as seguintes atividades: desenvolvimento de novos produtos e serviços para o mercado, auxiliados pela transferência de tecnologia e de conhecimento. Além disso, auxiliar a UEA no desenvolvimento de grupos de pesquisa, visitas de profissionais responsáveis pelas atividades a curto e longo prazo, promover pesquisa e desenvolvimento conjunto; intercâmbio de dados e informações a respeito de tendências nas áreas acima mencionadas e outras atividades de mútua cooperação.

A comitiva do instituto alemão é composta pelo Prof. Dr. Thomas Otto – Chefe dos cientistas de Microeletrônica e Nanotecnologia; Prof. Dr. Reinhard Streiter – Negócios para América Latina e Eng. Hernan Valenzuela – Representante Sênior para América do Sul.

Pesquisa Aplicada – Em novembro do ano passado, a UEA assinou um termo de cooperação técnica com o instituto Fraunhofer – Gesellschaft. O instituto é a maior organização de pesquisa aplicada da Europa, com uma equipe de 23 mil pessoas em mais de 80 centros de pesquisa, incluindo 67 na Alemanha.

A equipe do Fraunhofer – Gesellschaft realiza pesquisa aplicada de utilidade direta para empresas públicas e privadas e com amplo benefício para a sociedade, além de promover uma presença conjunta no mercado de P&D. O termo de cooperação técnico – científico e intercâmbio científico com a UEA está voltado a atender os fins institucionais de ensino, pesquisa e extensão.

Nos últimos 66 anos, a Fraunhofer-Gesellschaft cresceu e tornou-se uma das mais importantes organizações de pesquisa aplicada da Alemanha, e a maior da Europa. Suas atividades também ultrapassam as fronteiras europeias. Trabalhamos de mãos dadas com os melhores institutos de pesquisa em todo o mundo, para criar soluções inovadoras para a indústria, empresas no setor público e de serviços.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505