26/04/2016 14h16 - Atualizado em 26/04/2016 14h16

Vereadora Jacqueline faz alerta sobre aumento de jovens com HIV

Número de pessoas infectadas com DSTs e HIV está acima da média nacional, segundo ela.
FOTO: TIAGO CORREA/CMM
FOTO: TIAGO CORREA/CMM

A vereadora Professora Jacqueline dez um alerta nesta terça-feira (26) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) sobre os índices de jovens entre 15 aos 24 anos com algum tipo de doença sexualmente transmissível no Amazonas, inclusive o HIV, em torno de 26,8% dos jovens nessa faixa etária, segundo a parlamentar.

Os dados são da Coordenação de Combate ao HIV/Aids do Amazonas. Segundo ela, o Amazonas, desde 2006, vem ultrapassando a média nacional de detecção de pessoas infectadas pelo vírus HIV, sendo o segundo no ranking nacional, há dois anos consecutivos, segundo a Coordenação Estadual de DST/Aids, via Boletim Epidemiológico do (MS).

Pelo boletim, o Amazonas ocupa o terceiro lugar na taxa de óbitos da Região Norte. Em relação às capitais brasileiras, Manaus é a terceira em óbitos. No que se refere à detecção por faixa etária, nas unidades de saúde públicas, as taxas mostram que mais de 55% dos casos estão entre a população mais jovem, de até 34 anos.

Segundo a socialista, a grande maioria dos jovens é infectada porque não usam preservativos e por que não tem o hábito de fazer os exames. “A grande maioria deste grupo de risco não sabe que contraiu doença. E o maior perigo é que, geralmente, nessas idades, os jovens não são acostumados a fazer o teste da doença e acabam transmitindo o vírus”, afirmou.

No ano passado, de janeiro a outubro, 1.025 casos de Aids foram notificados no Amazonas, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Susam). “Então, fica aqui o nosso alerta, os números no Amazonas preocupam a gente e precisamos trabalhar a questão da prevenção, do combate de outras doenças sexualmente transmissíveis”, concluiu.

Em aparte, a vereadora Rosi Matos (PT) convidou a vereadora Jacqueline para fazer parte da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/Aids e Tuberculose, de autoria da petista.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505