06/05/2016 13h26 - Atualizado em 6/05/2016 13h26

Aplicativos digitais facilitam o dia a dia de deficientes auditivos

Os aplicativos traduzem textos e vídeos do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Simplificar e promover o acesso à informação para 9,5 milhões de brasileiros que possuem deficiência auditiva. Este é o objetivo da Suíte VLibras, lançada nesta quinta-feira, 5 de maio, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), em Brasília.

As soluções digitais traduzem textos e vídeos do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa é uma parceria do MP com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Câmara dos Deputados.

A Suíte VLibras é um conjunto de softwares públicos, desenvolvidos totalmente em código aberto. A solução pode ser baixada gratuitamente no Portal do Software Público Brasileiro (SPB).

Ao utilizar as ferramentas, os surdos reduzem as barreiras de comunicação na web. A Suíte VLibras possui atualmente um dicionário com mais de 11 mil termos, que pode ser ampliado e aperfeiçoado pela comunidade de deficientes auditivos. O conjunto de soluções públicas permite ainda a tradução de vídeos digitais para a língua de sinais pela ferramenta Vlibras-Vídeo.

Uma das novidades da última versão da Suíte VLibras é a WikiLibras, ferramenta que permite aos usuários colaborarem com a construção do dicionário em Libras. Com a solução, a comunidade de surdos pode ensinar o Ícaro, o avatar do VLibras, a fazer um sinal e corrigir outro que esteja errado.

Sinais Legislativos

O trabalho de desenvolvimento de novos sinais no VLibras já conta com uma parceria com a Câmara de Deputados. O órgão cedeu servidores da TV Câmara para a inclusão de mais gestos nos softwares.

O VLibras também está disponível para dispositivos móveis. Os interessados em utilizar as ferramentas podem baixar os aplicativos gratuitamente na Google Play e na Apple Store.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505