06/05/2016 10h08 - Atualizado em 6/05/2016 10h08

Comunidades já dispõem de 14 academias ao ar livre e outras 17 estão em construção

Na quinta, foi a vez da comunidade do 40, no Japiim, zona Sul, ganhar o seu espaço de lazer.
Foto: Mário Oliveira
Foto: Mário Oliveira

As comunidades e bairros de Manaus já contam com 14 academias ao ar livre para a prática de atividades esportivas e de lazer. Outras 17 estão em construção pela Prefeitura de Manaus e serão entregues nos próximos meses. Na noite de quinta-feira, 5, foi a vez da comunidade do 40, no bairro do Japiim, zona Sul, ganhar o seu espaço de lazer, que foi inaugurado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.

“Essa é uma obra barata, mas que tem uma repercussão social muito grande. É uma espaço que é retirado de quem não merecia para ser entregue nas mãos do povo, das famílias. Estou muito feliz por ter participado de mais esse momento”, destacou o prefeito.

Cristiane Rocha da Silva, moradora do bairro há mais de 20 anos, diz que esta é a primeira vez que uma obra desse tipo chega à comunidade. Praticante de atividade física regularmente, Cristiane afirma que com a chegada da academia ao ar livre, ela e os vizinhos vão poder ter mais qualidade de vida. “Eu já pratico exercícios regularmente nas minhas aulas de zumba. Com essa academia agora vou poder conciliar minhas aulas de dança com as ginásticas localizadas que vou poder executar nos aparelhos. Sem dúvida, estou muito feliz.”, afirmou a moradora.

Nesta nova academia, foram instalados 12 equipamentos de ginástica, com unidades para alongamento, bicicletário, simuladores de cavalgada e caminhada, barras altas, rodas de ombros e multiexercitadores, além de lixeiras seletivas, rampa de acesso a cadeirantes e áreas para descanso. As academias contam, ainda, com placas explicativas que orientam os usuários sobre a forma correta de utilizar cada aparelho.

Os projetos de academia ao ar livre visam dar à população as condições necessárias para a prática de exercícios físicos em equipamentos adequados. O uso frequente dos aparelhos de ginástica instalados em espaços públicos auxilia nos cuidados com a saúde, colabora no fortalecimento da musculatura e também ajuda na perda de calorias. Além disso, na avaliação do prefeito Arthur Neto, a instalação desses espaços faz com que famílias voltem a ter um convívio em comunidade para o momento de lazer e de descontração.

Para o secretário municipal de Infraestrutura, Alexandre Morais, a criação dos espaços oferece aos moradores mais qualidade de vida. “Essa será mais uma alternativa para que os moradores da área possam exercitar o corpo e trabalhar a mente. As academias ao ar livre têm um atrativo diferente porque permitem uma preparação física fora dos ambientes fechados e climatizados, além de ser uma opção gratuita para a população”, disse.

A proposta da academia foi executada por meio da Emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA), apresentada pela vereadora Vilma Queiroz. “Eu me crie neste bairro e me sinto muito honrada em poder proporcionar esse momento de alegria aos moradores, que assim como eu, esperava para ver esse espaço pronto. A academia e a praça estão entregues. Agora, é trabalhar para mantê-las assim, sempre bonitas”, destacou ela.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505