18/05/2016 12h42 - Atualizado em 18/05/2016 12h42

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico

O prazo de inscrições segue até o dia 22 de junho.
Foto: Érico Xavier/Fapeam
Foto: Érico Xavier/Fapeam

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lançou o edital do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico 2016. As inscrições estão abertas até e vão até o dia 22 de junho, com a lista de finalistas a ser divulgada no mesmo mês. A premiação está prevista para julho deste ano.

O prêmio, que tem o objetivo de incentivar a prática do jornalismo científico no Estado do Amazonas, irá reconhecer trabalhos jornalísticos que tenham contribuído, em 2015, para a divulgação e a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação nos meios de comunicação do Amazonas. As inscrições devem ser feitas através do Sistema de Gestão de Projetos da Fapeam (Sigfapeam), por meio de formulário online específico.

A ciência como pauta
Em sua 7ª edição, o prêmio Fapeam de Jornalismo Científico já se tornou referência entre profissionais e estudantes do Amazonas. Neste ano, os profissionais da área de comunicação participarão na modalidade comunicação midiática e podem concorrer nas seguintes categorias: impresso (jornal/revista), fotojornalismo, rádio, audiovisual (reportagem ou videorreportagem), imagem cinematográfica e internet.

Já os estudantes de Comunicação podem se inscrever nas categorias impresso (jornal/revista), fotojornalismo, rádio e internet.

Poderão ser inscritos materiais jornalísticos divulgados entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2015. Cada autor poderá submeter até três trabalhos ao edital, independentemente da categoria, porém só poderá ser premiado em apenas uma das categorias nesta edição do Prêmio. Caso o candidato tenha trabalhos vencedores em mais de uma categoria, receberá premiação apenas pela categoria em que tenha obtido a maior nota.

Os trabalhos vencedores receberão um troféu de acordo com as categorias e níveis definidos no edital.

A novidade da premiação neste ano é que na categoria audiovisual (reportagem ou videorreportagem) os demais membros da equipe do trabalho vencedor receberão um diploma em reconhecimento à participação na elaboração do material jornalístico produzido.

Além da premiação aos profissionais e estudantes, serão concedidas menções honrosas, em caráter de incentivo, ao “Jornalista Amigo da Ciência – Impresso /Revista” e “Jornalista Amigo da Ciência – TV”, como forma de reconhecimento à contribuição desses jornalistas na divulgação científica no Amazonas.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505