17/05/2016 13h51 - Atualizado em 17/05/2016 13h55

Procon realiza mutirão online de renegociação de dívidas

Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O PROCON/AM e a Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon/MJ realizarão, entre os dias 18 a 30 de maio de 2016, um mutirão online de renegociação de dívidas.

Para celebrar a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, a ação conjunta entre o Procon/AM, Senacon/MJ, Banco Central do Brasil, Sebrae, Febraban e Serasa permitirá ao consumidor e ao Micro-empreendedor Individual (MEI) solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa.

Para participar, o consumidor ou MEI devem acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, até o dia 30 de maio e fazer o registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.

De acordo com PROCON/AM, a parceria dá ênfase nas formas de se evitar o superendividamento por meio da negociação dos débitos e do acesso à educação financeira. O mutirão online é uma maneira de garantir ao consumidor e ao microempreendedor individual uma maior abertura com mais rapidez para as propostas de negociação de dívidas.

Além desta iniciativa realizada pelos órgãos e instituições parceiras, a Secretária Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor (PROCON/AM), Rosely Fernandes, destaca a importância do cidadão conhecer bem suas finanças e procurar comprar o estritamente necessário, além de pechinchar junto ao fornecedor para conseguir um melhor preço pelo produto/serviço oferecido.

Além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.

Assim, durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma receberão indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

Ainda na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Serasa também vão oferecer um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas. Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro. Ao se cadastrar, o empresário terá acesso aos débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma página.

Ao escolher e clicar no nome da empresa será apresentada as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar. As micros e pequenas empresas que buscarem a renegociação durante o período da ação conjunta também vão receber informações sobre a gestão de finanças e indicação de cursos de educação financeira.

Antes de fazer uma renegociação, é importante se preparar. Alguns empresários acabam misturando as contas da empresa com os gastos pessoais e essa iniciativa pode colocar em risco tanto o negócio, quanto as finanças pessoais. Para ajudar esses empresários, a Serasa disponibiliza gratuitamente o e-book “Como se preparar para a negociação de dívidas”, com uma série de dicas.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505