06/05/2016 13h37 - Atualizado em 6/05/2016 13h40

Seduc lança a 1ª Olimpíada Amazonense de Matemática

Inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 20 de maio.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a proposta de mobilizar mais de 100 mil estudantes da rede pública do Amazonas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou nesta sexta-feira, dia 6, a 1ª Olimpíada Amazonense de Matemática. A iniciativa marcou as atividades pedagógicas do Dia Nacional da Matemática, comemorado também nesta sexta-feira.

A Olimpíada, primeira do gênero organizada no Amazonas, tem a proposta de contribuir com o ensino, motivar os estudantes da rede pública para o aprendizado em ciências exatas e trazer maior dinamicidade à sala de aula.

De acordo com o gerente de ensino fundamental (Anos Iniciais) da Seduc e coordenador da Olimpíada, professor Eriberto Façanha a competição educativa já está com inscrições abertas e será disponibilizada para participação de alunos do ensino fundamental, do ensino médio e também para os matriculados na Educação de Jovens e Adultos.

“Esta é uma ação inédita no Amazonas e que foi pensada, pela Seduc, juntamente com os seus especialistas da área como uma estratégia pedagógica para reforçar o ensino, e potencializar a aprendizagem de matemática. Igualmente, será um fator motivador para ampliar a participação de nossas crianças e jovens em competições educativas nacionais, tais como a já tradicional Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)”, informou o professor.

Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, são objetivos primordiais da competição educativa: estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos da rede estadual de educação; colaborar com a melhoria do ensino de Matemática na Educação Básica; despertar nos alunos do ensino básico a curiosidade e interesse na resolução de problemas matemáticos; promover a inclusão social através da difusão do conhecimento e identificar jovens talentos com habilidade matemática.

Como participar
A 1ª Olimpíada Amazonense de Matemática, já está com suas inscrições abertas e podem ser realizadas até o dia 20 de maio no portal da Seduc na Internet: www.educacao.am.gov.br. No mesmo endereço eletrônico, em um link específico criado para a Olimpíada, o aluno interessado e seu professor podem ter acesso ao regulamento e informações sobre a competição educativa.

Etapas
Conforme regulamento proposto, a Olimpíada será dividida por níveis, de acordo com a série na qual o aluno está matriculado e será organizada em quatro fases, ou etapas, distintas. A primeira fase corresponderá a uma avaliação objetiva (com questões de múltipla escolha) que será aplicada nas próprias escolas no dia 31 de maio. A segunda fase, com a participação somente dos estudantes aprovados na primeira avaliação será, também, organizada a partir de uma prova objetiva, agendada para o dia 19 de julho. A terceira e última etapa, com a participação dos alunos aprovados na segunda etapa, será organizada com avaliação discursiva, programada para ocorrer no dia 20 de agosto.

O resultado final da Olimpíada, com o anúncio dos melhores colocados em cada nível será anunciado pela Seduc no dia 20 de setembro. A cerimônia de premiação, com a entrega de medalhas, troféus e certificados de participação ocorrerá no dia 30 de setembro.

Destaque nacional
Os estudantes da rede pública estadual, de acordo com o Departamento de Programas e Políticas Educacionais da Seduc, têm alcançado destaque em competições já realizadas em âmbito nacional, tais como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) registrando a conquista de 77 medalhas em sua última edição, realizada em 2015.

O lançamento da Olimpíada e a divulgação de seu regulamento ocorreram no auditório da escola estadual de Tempo Integral Senador Petrônio Portela, localizada na Avenida Bartolomeu Bueno, s/nº, conjunto e bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. O evento fez parte de um encontro entre professores organizado pela Seduc e que marcou o Dia Nacional da Matemática.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505