24/06/2016 14h09 - Atualizado em 24/06/2016 14h10

Assembleia articula apoio da CAIXA para exposição “Esporte Movimento” em Manaus

Será preciso um requerimento coletivo que será enviado ao presidente da Caixa Econômica Federal.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Poder Legislativo do Amazonas será um dos articuladores para trazer a Manaus a exposição itinerante “Esporte Movimento”, uma seleção de 2.500 itens da coleção de mais de 70 mil artefatos esportivos pertencentes ao colecionador Roberto Gesta de Melo. A mostra conta com selos, moedas, troféus, tochas, fotografias, vídeos, medalhas originais e demais objetos relacionados à história do esporte mundial, além de réplicas táteis de algumas peças expostas, a fim de promover a inclusão de deficientes visuais.

Na manhã da última quinta-feira, 23 de junho, Roberto Gesta de Melo esteve na Assembleia Legislativa e se reuniu com a deputada estadual Alessandra Campêlo (PMDB), os deputados Serafim Corrêa (PSB) e Wanderley Dallas (PMDB), além de integrantes da Comissão de Esporte e Lazer da Casa.

Ficou acertado que os deputados presentes na reunião de trabalho vão coletar assinaturas de todos os parlamentares da Assembleia para um requerimento coletivo que será enviado ao presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Magalhães Occhi, já que o banco estatal é o patrocinador oficial da exposição.

Segundo Roberto Gesta de Melo, a ideia é que a mostra aconteça no Centro de Convenções Vasco Vasques, ao lado da Arena da Amazônia, depois dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O colecionador já tem a garantia de apoio dos governos Estadual e Municipal para a realização da exposição que é única no mundo.

Mostra é fenômeno de público
A exposição já recebeu mais de 125 mil visitantes nas cidades de São Paulo, Curitiba, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador. O Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos de 2016, é a próxima cidade na agenda. A abertura será no dia 9 de julho (sábado), às 16h, e a visitação acontece até 25 de setembro, sempre com entrada gratuita, de terça a domingo, das 10h às 21h.

Entre as centenas de destaques estão uma folha de Louro de Ouro, fragmento original, utilizado em premiações antigas; uma Medalha de Papel, cunhada em um campo de concentração, pelos prisioneiros na 2ª Guerra Mundial; um fragmento de calcário datado de 2125 a.C., do Antigo Império Egípcio, com hieróglifos e figuras praticando esportes; além de camisas usadas pelo atleta Adhemar Ferreira da Silva em suas maiores conquistas representando o Brasil.

Esporte Movimento é um recorte da maior coleção privada de artefatos esportivos do mundo. Composta por oito núcleos, a exposição leva o visitante a um passeio pela história do esporte, começando pelas pinturas rupestres e chegando até os dias atuais, sem esquecer de render justa homenagem a atletas brasileiros que deixaram sua marca no esporte mundial.

A glória, a saga atlética, o esporte enquanto conquista da humanidade e os símbolos da vitória estão representados por diversos artefatos na exposição. A ideia central é apresentar um panorama das mais diferentes dimensões que cercam a prática esportiva. Informações em braile e réplicas táteis de algumas peças também fazem parte do projeto.

Este não é um evento oficial dos Jogos Olímpicos / Paralímpicos Rio 2016 e está sendo organizado de forma independente, sem fins lucrativos, comerciais, de propaganda ou de marketing.

A curadoria
O curador é o amazonense Roberto Gesta de Melo, representante da América do Sul no Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), é presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE) e da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA). Dono da maior coleção particular de itens esportivos do mundo, foi presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), vice-presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e secretário de Esportes do Estado do Amazonas.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505