27/06/2016 17h30 - Atualizado em 27/06/2016 17h30

Boi-bumbá Garantido vence 51º Festival Folclórico de Parintins

Bumbá campeão apresentou o tema ‘Celebração’ em 3 noites de disputa. Apuração dos votos dos jurados ocorreu nesta segunda-feira (27).
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Boi-bumbá Garantido venceu o 51º Festival Folclórico de Parintins. A disputa foi realizada na sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26). Pela primeira vez, o número de itens avaliados teve redução. O boi da baixa do São José, como é conhecido o bumbá, venceu com a diferença de 3 décimos.

A agremiação campeã apresentou o tema “Celebração”. O Garantido ressaltou a religiosidade e festejou a vida. O bumbá vermelho e branco fez um passeio pela tradição e fé, resgatou as origens do “boi do coração” e celebrou a herança indígena na formação cultural da Amazônia.

O caprichoso apresentou o tema “Viva Parintins”, que exaltou a cultura e as belezas da ilha Tupinambarana. O azul e branco levou à arena uma homenagem à floresta e a ilha de Parintins, localizada a 369 km de Manaus.

Cada item apresentado foi julgado por dois jurados. A menor nota por noite foi descartada.

O vermelho e branco perdeu a primeira noite de disputa por dois décimos, mas recuperou a pontuação ao vencer a segunda noite. A terceira noite de apresentação terminou empatada. O Caprichoso acumulou 488,5 pontos. O Garantido conseguiu 488,8.


Itens

A última noite de disputa teve redução no número de pontos julgados, mas os bumbás levaram todos os itens para a arena. Foram avaliados os quesitos: apresentador – item 1; levantador de toadas – item 2; batucada ou marujada – item 3; amo do boi – item 6; boi-bumbá evolução – item 10; toada, letra e música – item 11; e galera – item 19.
Segundo os bumbás, a mudança ocorreu por influência da crise econômica. Após o governo do estado anunciar o corte de verbas destinadas ao festival.

Fonte: G1

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505