09/06/2016 21h24 - Atualizado em 9/06/2016 21h27

Candidato da direita Kuczynski vence as eleições no Peru

Economista e ex-ministro peruano Pedro Pablo Kuczynski é o novo presidente do Peru.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O economista e ex-ministro peruano Pedro Pablo Kuczynski colocou, aos 77 anos, a cereja no bolo de sua ampla trajetória política com o triunfo nas eleições presidenciais do país.

Com 100% da apuração concluída, Kuczynski obteve 50,12% dos votos contra 49,88% de sua rival, Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, uma estreita vantagem obtida em parte graças ao apoio de outras forças políticas do país para impedir o retorno do fujimorismo ao poder.

Após ser gerente-geral do Banco Central e ministro nos governos de Fernando Belanúde Terry e Alejandro Toledo, o virtual presidente eleito substituirá Ollanta Humala, que conclui seu mandato no próximo dia 28 de julho.

O candidato do movimento Peruanos pelo Kambio (PPK, sigla que também faz alusão ao seu nome) conseguiu a vitória após ter sido candidato em 2011 e não ter nem passado ao segundo turno, quando acabou apoiando Keiko para evitar uma vitória de Humala.

Desta vez, Kuczynski se apresentou como um veterano economista que contribuiu no governo de Toledo para recuperar o país da crise e da corrupção deixada por Alberto Fujimori, detido desde 2009 após ter sido condenado a 25 anos de prisão.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505