09/06/2016 12h00 - Atualizado em 9/06/2016 12h00

Emissão de carteiras de trabalho será suspensa a partir do dia 10 de junho no Sine/AM

O estado está se adequando a Portaria do MTE que prevê a emissão por meio de sistema informatizado.
Foto: Reprodução
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A Secretaria de Estado do Trabalho (SETRAB) informa que o serviço de emissão de Carteira de Trabalho estará suspenso a partir da sexta-feira, dia 10 de junho, em todas as unidades do Sistema Nacional do Emprego (SINE/AM), tanto no posto central (localizado na Avenida Joaquim Nabuco, 878, Centro) quantos nos PAC’s.

A razão para a suspensão, que irá durar até o fim deste mês, é a adequação ao novo sistema de emissão de CTPS informatizada, chamado de CTPS Web 3.0, estabelecido por meio de portaria do Ministério do Trabalho e Emprego.

Na próxima semana (de 13 a 17 de junho), representantes do Ministério estarão em Manaus para oferecer treinamento para os servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e da Secretaria de Estado do Trabalho do Amazonas. Depois disso, haverá um período de adaptação de duas semanas ao novo sistema.

O sistema CTPS Web 3.0 permite que a Carteira de Trabalho seja impressa com foto, assinatura e impressão digital do trabalhador, o que impede fraudes. O novo sistema, online e integrado ao MTE, agiliza o acesso às informações do trabalhador, possibilitando a entrega de CTPS com mais rapidez.

Os dados também são cruzados com a Receita Federal/Correios e Caixa Federal, o que diminui a ocorrência de erros e divergência de dados, visto que os mesmos deverão estar com as mesmas informações (nome, filiação, CPF, data de nascimento, PIS, etc.).

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