15/06/2016 10h58 - Atualizado em 15/06/2016 10h58

OMS retira café da lista de bebidas que podem causar câncer

Organização mantém alerta de que a bebida consumida muito quente pode causar lesões no esôfago.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o café da lista de possíveis causadores de câncer. De acordo com a organização, nos últimos anos, diversos estudos não encontraram relação direta entre alguns tipos de câncer e o consumo de café. O produto permaneceu nesta lista de bebidas que poderiam causar câncer 25 anos.

O Departamento de Pesquisas sobre Câncer da OMS deverá se pronunciar ainda nesta quarta-feira (15), sobre a revisão da lista e deve também absolver o produto do risco de provocar câncer de bexiga, pâncreas e de próstata.

A reviravolta na OMS é baseada em pesquisa da Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC, na sigla em inglês), que após cerca de 1000 estudos concluiu que “não há qualquer evidência de risco cancerígeno oferecido pelo consumo de café”. Os cientistas constataram que diversos estudos mostravam que o consumo da bebida não oferecia efeitos cancerígenos no pâncreas, mamas e próstata, além de “observar a redução de riscos no câncer de fígado e endométrio uterino”.

Na média, os norte-americanos consomem três copos de café por dia, movimentando US$ 74,2 bilhões no ano passado, conforme a Associação Nacional do Café dos EUA (NCA, na sigla em inglês). O produto é a bebida mais consumida no país, superando inclusive água de torneira, afirma a NCA.

A IARC, entretanto, passou a apontar o consumo de bebidas muito quentes como “provavelmente cancerígenas”, baseada em estudos sobre o câncer de esôfago na Ásia e América do Sul, onde bebidas são consumidas numa temperatura média de 70 graus Celsius.

O Insituto Norte-Americano de Pesquisa do Câncer, por sua vez, lista o café como produto que combate o câncer, diante da variedade de fitoquímicos e compostos biologicamente ativos presentes na bebida.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505