08/06/2016 06h37 - Atualizado em 9/06/2016 07h41

Projeto de Lei implanta o ‘Voluntariado nas Escolas’

A proposta é de autoria do vereador Ednailson Rozenha.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com base em estudos que indicam diversos benefícios a quem doa parte do seu tempo e sua vida a realização de atividades voluntárias, o vereador Ednailson Rozenha (PSDB), apresentou na manhã da terça-feira (7), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), um projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Manaus a criar o “Sistema de Incentivo a Atividades Voluntárias na Rede Municipal de Ensino”.

O parlamentar defende que com o projeto de voluntariado permanente nas unidades de ensino, voltado para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio, muitas atividades com grande relevância para a sociedade podeerão contar com a participação de um maior número de voluntários beneficiando várias frentes de luta, como a preservação do meio ambiente, incentivo à leitura, preservação do patrimônio público, fortalecimento da cultura local, dentre outras.

“Pesquisas mostram que pessoas que doam parte de seu tempo em prol de atividades pensando no benefício do próximo garantem resultados positivos para as suas vidas, principalmente em relação à saúde. Esse tema pode parecer meio ‘fora de moda’ para muitos, mas os bons resultados são comprovados. O Poder Público pode contribuir com o aumento de jovens que se disponibilizem a realizar atividades de forma voluntária em nossa cidade”, explicou o vereador.

Metodologia
Pelo projeto de lei do vereador Rozenha, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), será responsável pela implementação do Programa e este poderá ser realizado duas vezes no semestre com a finalidade de incentivar o interesse dos alunos pela atividade voluntária, dando a eles o conhecimento das ações realizadas naquele período na cidade.

“O projeto tem o intuito de chamar atenção e interesse dos alunos para a maior participação voluntária. Todos os anos são realizadas ações que necessitam de voluntários na capital e com certeza a criação de um trabalho sistemático vai aumentar a participação dos nossos jovens nessas atividades, preparando- os para serem pessoas mais responsáveis e preocupados com a questão social, no futuro”, concluiu Rozenha.

Estudos
Um estudo realizado em Ohio, nos Estados Unidos, em 2011, constatou os benefícios do voluntariado na saúde humana. Foram selecionadas trinta pessoas com um grau moderado de demência para a realização de um estudo.

No levantamento, metade dos adultos passou uma hora a cada duas semanas ajudando crianças com leituras, escrita e história. A outra metade do grupo não fez nenhum trabalho voluntário. No final do estudo, em cerca de cinco meses, o estresse foi reduzido mais nos adultos que ajudaram do que naqueles que não executaram a função.

Em outra pesquisa, mais recente, realizada no Canadá foram analisados os efeitos físicos do trabalho voluntariado por meio de amostras de sangue, que constatou que estudantes do ensino médio que ajudaram alunos mais jovens em diversas atividades, apresentaram reduções maiores de biomarcadores associados a doenças cardiovasculares do que o outro grupo ocioso.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505