09/06/2016 07h07 - Atualizado em 9/06/2016 10h09

Reordenamento nos SPAs vai manter urgência e reforçar serviços ambulatoriais de Atenção Básica

Um total de 90% da demanda recebida diariamente pelos SPAs são de agravos que deveriam ser atendidos na Atenção Básica.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Estudos apontam que 90% da demanda recebida diariamente pelos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) são de agravos que deveriam ser atendidos na Atenção Básica. Além disso, 66% das doenças atendidas na Rede de Atenção à Saúde têm caráter crônico. Por isso, o reordenamento da rede de saúde que está sendo implementado pelo Governo do Estado prevê a adequação do perfil de alguns SPAs para esta realidade. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, a mudança de perfil deverá ocorrer em 5 dos 10 SPAs da rede que, hoje, oferecem apenas serviços de pronto atendimento. Essas unidades passarão a funcionar como SPA Família, agregando ações e programas da Atenção Básica. Os 5 outros SPAs continuam a funcionar, sem modificações, como era anteriormente. A previsão é que essas mudanças comecem a entrar em vigor no decorrer de julho.

“É importante destacar que nenhuma dessas unidades será fechada. O reordenamento teve o cuidado de manter 5 SPAs funcionando 24 horas, garantindo cobertura a todas as zonas da cidade e dando suporte à rede de grandes prontos-socorros. Já os SPAs Família, que adotarão esse novo perfil, funcionarão das 7h às 22h, todos os dias, permitindo que as pessoas que trabalham o dia inteiro tenham a alternativa de atendimento de atenção básica no horário noturno”, afirmou Pedro Elias. Segundo Pedro Elias, os estudos que embasaram o reordenamento mostraram que, nos SPAs, o pico de atendimento é até às 20h.

O secretário explicou, ainda, que os SPAs 24 Horas atenderão as urgências de baixa e média complexidade. O papel dessas unidades é atender casos como crises de hipertensão, ferimentos (cortes) que precisem ser suturados, febre alta, crise convulsiva, desmaio e outros tipos de mal-estar súbito que necessitem de atendimento imediato.

Os cinco SPAs que permanecem como estão, são: Danilo Corrêa (zona Norte); Coroado (zona Leste); Antônio Aleixo (zona Leste); Alvorada (zona Oeste) e o SPA Zona Sul, que ocupará a estrutura que era do CAIMI Paulo Lima e do CAIC Crisólita Torres, que são prédios geminados. A zona Leste, uma das maiores de Manaus, terá dois SPAs com esse perfil.

Os SPAs Família, além de acolher a demanda livre típica dos SPAs irão, gradativamente, absorver o atendimento agendado para os programas de saúde, como controle da hipertensão, diabetes, papanicolau (preventivo), entre outros. “Uma das vantagens dessa mudança é que ela permitirá a criação de vínculo do usuário com a unidade, onde ele será sempre atendido pela mesma equipe”, diz Pedro Elias. As unidades que passarão a funcionar como SPA Família são: UPA Campos Salles (zona Oeste) e os SPAs Galileia (zona Norte), São Raimundo (zona Oeste), José Lins (zona Oeste) e Joventina Dias (zona Oeste).

Orientação
As mudanças que ocorrerão na rede de atendimento estão sendo precedidas de um cronograma de atividades destinado a orientar a população e dar conhecimento das medidas aos órgãos de fiscalização e controle. O secretário estadual de Saúde, acompanhado de técnicos da Susam e dos secretários Afonso Lobo (Fazenda), Evandro Melo (Administração) e Thomaz Nogueira (Planejamento) estão cumprindo uma agenda de reuniões que já levou informações sobre o reordenamento à Câmara Municipal de Manaus (CMM), Ministérios Públicos Federal e Estadual (MPE e MPF), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Seccional Amazonas), Assembleia Legislativa do Estado (ALE), dentre outros órgãos e entidades.

“O Governo também vai disponibilizar um número de telefone 0800, para o qual as pessoas poderão ligar gratuitamente e obter informações sobre o funcionamento das unidades. Além disso, em breve, também será distribuído um Guia com estas orientações”, afirmou Pedro Elias.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505