20/07/2016 18h07 - Atualizado em 20/07/2016 18h07

Campanha com ações educativas contra queimadas é levada ao interior do Amazonas

O objetivo é sensibilizar a população sobre os riscos das queimadas, consequências à saúde humana e impactos negativos ao meio ambiente.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a chegada do tempo seco na região amazônica, o risco de queimadas se torna maior, trazendo uma série de prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população. Por isso, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, realizará ações educativas através da campanha “Você também é responsável – Diga não ao fogo”, no período de 25 a 30 de julho, nos municípios de Urucurituba (25 e 26/07), Itacoatiara (27 e 28) e Rio Preto da Eva (29 e 30), em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e as secretarias municipais de Educação.

Nos três municípios, as atividades serão realizadas na área urbana; na área rural de Urucurituba será a comunidade de Itapeaçu; em Itacoatiara será a comunidade rural será a Vila de Novo Remanso; e em Rio Preto da Eva a comunidade rural será o projeto de assentamento de Iporá.

O objetivo é sensibilizar a população sobre os riscos das queimadas, consequências à saúde humana e impactos negativos ao meio ambiente. Serão realizadas palestras nas áreas urbanas e rurais com lideres comunitários, professores, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas, com distribuição de material educativo. Na ocasião, serão afixados cartazes nas feiras, empreendimentos comerciais, escolas, instituições governamentais e não-governamentais. O objetivo é fazer com que o maior número de pessoas sejam conscientizadas através das campanhas, como estudantes, pais, agricultores familiares, agropecuaristas de médio e grande porte.

A ação de combate às queimadas no Amazonas tem sido acompanhada por vários órgãos, como Ipaam, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público Federal (MPF).
Fiscalização – Ao longo deste ano, outros municípios receberão as ações de conscientização ambiental do Ipaam, que também atende chamadas pela Gerência de Fiscalização, principalmente nos municípios da Região Metropolitana de Manaus e Sul do Amazonas.

O contato para denúncia pelo Ipaam é o (92) 2123-6715 (apenas interior e áreas de abrangência estadual). A Semmas atende a chamados na área urbana de Manaus pelo número:0800-092-2000. O Corpo de Bombeiros também atende pelo 193.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505