14/07/2016 07h11 - Atualizado em 14/07/2016 07h11

CMM analisa criação do ‘Programa de Envelhecimento Saudável’

O Programa tem o objetivo de incentivar a prática regular de exercícios físicos entre os idosos.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) está analisando a proposta de indicação do projeto ao Executivo que cria o programa social denominado de “Academia Manauara da Saúde e Envelhecimento Saudável”, que tem o objetivo de incentivar a prática regular de exercícios físicos entre os idosos, melhorando a qualidade de vida e consequentemente prevenindo doenças desse público específico.

O autor do projeto é o vereador Everaldo Farias (PV), que apresentou a indicação no início do mês de maio e aguarda a aprovação da proposta pela Mesa Diretora da Casa Legislativa para posteriormente ser enviada para a avaliação do prefeito Arthur Neto (PSDB).

“Com o início dos trabalhos em plenário no segundo semestre esperamos a análise e aprovação da nossa proposta, que é fruto de conversas com profissionais da área de Gerontologia. O programa não deve ser visto como uma despesa e sim como um importante investimento no setor da saúde já que está comprovado que a prática de exercícios ajuda a prevenir diversas doenças, principalmente, na terceira idade”, pontuou o autor da indicação.

O parlamentar destaca, ainda, que a promoção de saúde física e mental é capaz de elevar a autoestima dos idosos na capital amazonense. Ele defende a proposta também lembrando os números que apontam nos últimos anos, o aumento da população idosa.

Diretrizes

O projeto elenca principais ações que o programa deverá abranger, caso receba a adesão da prefeitura, como: conscientização da importância da prática regular de exercícios físicos para os idosos, no sentido de melhorar a qualidade de vida e prevenção às doenças e agravos não transmissíveis (DANTs).

Além da elaboração e distribuição de material informativo sobre a importância da atividade física e esportiva na terceira idade; realização de atividades físicas, devidamente assistida por profissionais capacitados; medidas que promovam o bem estar físico e psicológico, facilitação para o convívio do idoso com familiares e amigos; promoção de humanização do atendimento médico-hospitalar e ambulatorial e meios destinados a alertar a população sobre os maus tratos contra o idoso.

Ainda de acordo com a indicação, o programa deverá ser implantado em diferentes regiões de Manaus como forma de democratizar o acesso aos idosos dos mais diferentes bairros às suas atividades. “Espero que nossa proposta seja aprovada pela Câmara e implementada pela Prefeitura. Nossa finalidade é somar com as ações já viabilizadas pelo Poder Público”, concluiu Everaldo.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505