05/07/2016 15h19 - Atualizado em 6/07/2016 08h02

Eduardo Braga quer entregar energia e biodiversidade do Amazonas para chineses

Suposto esquema facilitaria a entrada de empresas estatais chinesas no setor de energia do Amazonas.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Segundo denuncias feitas pelo vice-presidente do Sindicato dos Urbanitários, Hilton Albuquerque, o senador Eduardo Braga (PMDB) pode estar por trás de um suposto esquema que facilitaria a entrada de empresas estatais chinesas no setor de energia do Amazonas. Entrega de 159 grupos geradores, em março de 2016, como solução para o abastecimento de energia elétrica no interior do Amazonas, pode ser a desculpa para os chineses entrarem, pois Braga estaria favorecendo contratos superdimensionados e incompatíveis com a demanda do interior com o intuito de enfraquecer a Concessionária de Energia do Amazonas e satisfazer as estatais chinesas.

De acordo com a acusação de Hilton o ex-ministro das Minas e Energia esqueceu a questão social do abastecimento de energia elétrica no interior do Amazonas para favorecer um hipotético projeto de exploração da biodiversidade realizado pelos chineses no Estado.

Com a entrega do controle da distribuição de energia aos chineses, Braga estará contribuindo para a entrada de supostos engenheiros chineses o que na verdade não passa de uma maquiagem para que eles tenham acesso a biodiversidade do Amazonas. “Sabemos que o pano de fundo é outro. Os chineses tem interesse na exploração da flora e fauna amazônica. A energia elétrica seria apenas a porta de entrada”, explica Albuquerque.

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Urbanas do Amazonas, publicou recentemente em seu boletim informativo um matéria que mostra que muitos geradores foram reformados, mas entregues como se fossem novos. Alguns funcionam, porém, servem de sucata e de peças de reposição para outros geradores de propriedade dos produtores independente.

Fonte: Redação AM POST

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505