28/07/2016 14h51 - Atualizado em 28/07/2016 15h54

Embaixadora da Nicarágua demonstra interesse em estreitar relações comerciais com Amazonas

Lorena Martínez veio ao Amazonas com o objetivo estreitar as relações bilaterais e abrir caminho para oportunidades de negócios.
Foto: Nathalie Brasil/Secom
Foto: Nathalie Brasil/Secom

O governador do Amazonas, José Melo, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 28 de julho, na sede do Governo, bairro Compensa, zona oeste, a embaixadora da Nicarágua no Brasil, Lorena Martínez. A visita diplomática teve como objetivo estreitar as relações bilaterais e abrir caminho para oportunidades de negócios com o país da América Central que, nos últimos anos, tem experimentado uma taxa de crescimento econômico, em média, superior a 4% ao ano.

Durante o encontro, que teve ainda a participação dos secretários de Estado da Fazenda, Afonso Lobo; de Planejamento, Thomaz Nogueira e de Políticas Internacionais, Farid Mendonça Filho, a embaixadora demonstrou interesse no polo industrial de Manaus, enquanto o governador José Melo destacou as oportunidades que podem surgir para o Estado a partir da conclusão do Canal da Nicarágua.

Em fase de construção para ligar o Caribe ao Oceano Pacífico, o canal vai ampliar o comércio internacional no continente americano, impulsionado, principalmente, pelo Tratado de Livre Comércio entre Estados Unidos e a América Central. Segundo José Melo, a Nicarágua é porta de entrada para grandes mercados consumidores das Américas e de grande interesse para as exportações do Amazonas, a exemplo de Estados Unidos, México e Canadá.

O governador também fez uma breve explanação sobre a economia local e as perspectivas em torno da nova matriz econômica do Estado, com base na exploração sustentável dos recursos naturais e determinou à Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI) a condução das conversas e trocas de informações de interesse comuns com a embaixada nicaraguense.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505