20/07/2016 17h55 - Atualizado em 20/07/2016 17h55

Espaço Ecam recebe exposição com esculturas de personagens da ficção feitos de papel

A técnica de colagem e montagem em 3D é o tema da exposição do artista Almeida Chaar Filho, que acontece até o dia 29 de julho, no Ecam.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Que tal conferir esculturas de alguns dos personagens mais aclamados da animação e dos games como Son Goku, do “Dragon Ball” e o famoso Mário, ou de clássicos das histórias infantis modernas como Ana e Elza de “Frozen”, totalmente feitos com papel, cola e tesoura.

Conhecida como “papercraft”, esta curiosa técnica de colagem e montagem em 3D é o tema da exposição do artista Almeida Chaar Filho, que acontece até o dia 29 de julho, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), localizado no Manauara Shopping, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. Entre os modelos expostos estão personagens de quadrinhos e de desenhos como Digimon e Dragon Ball, com tamanhos que variam de 50 centímetros até 1,80 metros.

Com mais de 36 peças, a mostra acontece com o apoio do Governo do Amazonas, via Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). “Essa é a segunda vez que eu ganho a oportunidade de expor minha arte para o grande público graças ao Espaço Ecam”, afirma Alberto, criador das obras.

Almeida Papercraft, como gosta de ser chamado, diz que começou a produzir modelos depois de assistir tutoriais pela Internet e que alguns levam até 30 dias para serem produzidas. “As menores são feitas mais rápido, mas algumas como o Goku, eu levei cerca de um mês por causa dos detalhes”.

Reutilização
Feitas inteiramente de papel, muitas das peças de Alberto são feitas com material reaproveitado. “Eu geralmente reutilizo muitas folhas e uso algumas recicladas, isso reduz os custos e também agride menos o meio ambiente”, completou.

Segundo a gerente de Educação Ambiental do Ipaam, Therezinha Melo, a iniciativa deve incentivar outros artistas. “O reaproveitamento de recursos é uma das principais bandeiras defendidas no Espaço Ecam e tendemos a disseminar isso em nossas mostras, exposições e palestras”, afirma.

Programação
Outros eventos serão realizados no mês de agosto no Espaço Ecam, como a exposição “Manaus em Miniatura”, com peças confeccionadas em acrílico e MDF, do designer Mário Lima e da arquiteta Silvana Coutinho, além da exposição de móveis confeccionados com resíduos de madeira e paletes pelo arquiteto Nestor Soares.

A Oficina de Reeducação Ambiental, que é realizada mensalmente no local, terá início no dia 26 e vai até o dia 29 deste mês na sala de treinamento e capacitação. O objetivo da oficina é sensibilizar as pessoas para as questões ambientais, além de ressocializar os infratores ambientais, tornando-os propagadores da conscientização ambiental.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505