15/07/2016 17h31 - Atualizado em 15/07/2016 17h31

FVS investiga casos de meningite em Humaitá, no AM

Ocorrências registradas são de dois homens oriundos de garimpos.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), informou nesta sexta-feira (15) que está investigando dois casos notificados de meningite no município de Humaitá, a 590 Km de Manaus.

Os casos registrados são de dois homens oriundos de garimpos, o primeiro de Humaitá e o segundo de Porto Velho. Ambos estão internados no hospital de Porto Velho.

De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá, por meio da vigilância epidemiológica, já realizou o serviço de profilaxia dos contactantes familiares.

“A equipe da Semsa de Humaitá está em deslocamento para o garimpo na zona rural do município, para verificar se há novos casos da doença e para fazer de forma preventiva a profilaxia para os garimpeiros que estiveram em contato com os pacientes”, informou por meio da assessoria.

A FVS informou ainda que está enviando medicamento para Semsa, com a finalidade de reforçar o estoque do município.

Mais de 300 casos em dois anos
Segundo a FVS, o número de casos de meningite registrados no Amazonas desde 2014 até abril deste ano é 306. Somente neste ano, 30 casos foram registrados. Os casos mais comuns são de meningite meningococica. No Brasil, foram notificados mais de mil casos da doença em 2015. Mesmo com todas as opções de antibióticos para tratamento, a doença ainda causa morte em 10% dos casos. Os casos mais comuns são de meningite meningocócica. No Brasil, foram notificados mais de mil casos da doença em 2015.

Fonte: G1

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505