27/07/2016 15h33 - Atualizado em 27/07/2016 15h33

Hemoam promove campanha para fazer estoque extra durante Jogos Olímpicos, a partir desta quinta(28)

A campanha é para fazer um estoque extra de sangue, por conta dos jogos do Torneio Olímpico de Futebol em Manaus.
Foto: Divulgação/Hemoam
Foto: Divulgação/Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está convocando doadores para reforçar o estoque de sangue, para atender o plano de contingenciamento dos Jogos Olímpicos 2016 e fazer um estoque extra de sangue, por conta dos jogos do Torneio Olímpico de Futebol em Manaus, que ocorrerá nos dias 4, 7 e 9 de agosto. A campanha para reforçar o estoque inicia nesta quinta-feira, dia 28 de agosto.

Os cuidados do Hemocentro do Estado para atender grandes eventos serão reforçados nos dias dos jogos olímpicos, em Manaus, segundo o diretor-presidente do Órgão, o médico Nelson Fraiji, explicou que é preciso ter um estoque extra de sangue para garantir a segurança transfusional em eventos de grande porte.

O diretor técnico do Hemoam, Rodrigo Leitão, apresentou em reunião de gestão os números de bolsas de sangue que devem ser coletadas para atender o estoque extra no Hemoam, no período dos jogos olímpicos. “O Hemoam deverá ter 800 bolsas de sangue e a nossa dificuldade são as plaquetas (que têm vida útil de 5 dias). Vamos abastecer os três grandes prontos socorros da cidade, o 28 de Agosto; o Platão Araújo e o João Lúcio’’, afirma ele.

Requisitos para doar sangue – Para ser doador, a pessoa precisa ter entre 18 e 69 anos. Menores de idade também podem doar, mas, desde que tenham autorização dos pais ou responsáveis. As pessoas também precisam estar bem de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação. Também não é preciso estar em jejum para doar sangue.

Locais de doação – Os doadores podem se dirigir ao Hemoam, na avenida Constantino Nery, Nº 4.397, bairro Chapada, zona Centro-Sul, de segunda a sábado, das 7h às 18h, exceto durante os dias 4 e 9, que o Hemoam funcionará até às 11h. E na unidade de coleta na Maternidade Ana Braga, que fica na alameda Cosme Ferreira, s/Nº, bairro São José 1, zona Leste, de segunda à sexta-feira das 8h às 13h.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505