19/07/2016 10h09 - Atualizado em 19/07/2016 11h17

Reforço no policiamento ostensivo e cumprimento de mandados de prisão em Manaus reduzem crimes

O reforço conta com apoio das Tropas Especiais da PM. Foram realizadas mais de 26,4 mil abordagens de pessoas, veículos e ônibus.
Foto: Valdo Leão/Secom
Foto: Valdo Leão/Secom

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou a redução de crimes em geral, principalmente, roubos, furtos e homicídios, na última semana, quando os órgãos do Sistema iniciaram uma série de ações para reforçar o policiamento ostensivo e cumprir mandados de prisão de acusados de crimes, com apoio da Inteligência, durante a Operação Capital Segura.

As ações foram realizadas pelas Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Departamento de Perícia Técnico-Científica (DPTC) e órgãos vinculados à SSP-AM (Seaop, Seai, Corregedoria-Geral e Iesp), em uma ação especifica nos bairros de Manaus que concentraram maior número de homicídios até junho de 2016. O distrito Cacau Pirêra em Iranduba, também recebeu reforço no policiamento.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, somente na operação de reforço no policiamento ostensivo, que contou com apoio das Tropas Especiais da PM, foram realizadas mais de 26,4 mil abordagens de pessoas, veículos e ônibus. “As abordagens demonstraram a presença da polícia na rua em todas as áreas de Manaus. Sabemos que a redução de crimes é um grande desafio para os gestores de Segurança de todas as grandes capitais e por isso, novas estratégias estão sendo utilizadas”, afirmou Fontes.

Conforme levantamento da Polícia Militar, também foram registradas a apreensão de três armas de fogo e a recuperação de 25 veículos roubados. Desde quinta-feira até domingo, a PM registrou ainda 28 flagrantes e 15 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). “As metas de redução de crimes desde o lançamento da operação foram alcançadas com a diminuição de homicídios, de roubos e furtos. Queremos parabenizar nossos policiais que se dedicam, diariamente, para melhorar a sensação de segurança da população”, disse o comandante-geral da PM, coronel Augusto Sérgio.

Acusados presos

Por parte da Polícia Civil, desde a última segunda-feira, foram cumpridos 85 mandados, sendo 15 por roubo, 10 por tráfico de drogas, 14 por homicídio, seis por homicídio tentado e 40 mandados por outros crimes, como receptação, furto, porte ilegal de arma de fogo, estupro e conversão da pena restritiva de direito em pena privativa de liberdade. Ao longo dos trabalhos, duas pessoas foram presas, em flagrante, sendo uma por tráfico de drogas, na zona Norte da cidade, e outra por receptação, na zona Leste. Dentre os 87 presos, nove são do sexo feminino.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505