12/07/2016 19h26 - Atualizado em 13/07/2016 06h03

Secretaria de Estado de Comunicação comemora 37 anos de existência na sociedade amazonense

A Secom sempre buscou fortalecer o diálogo da comunidade com o Governo Estadual por meio da divulgação de ações e projetos.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Criada em 1979 para divulgar as ações do Governo do Estado do Amazonas, a Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom) comemora 37 anos de fundação nesta quarta-feira, 13 de julho de 2016. Em mais de três décadas de trabalho, a Secom sempre buscou fortalecer o diálogo da comunidade com o Governo Estadual por meio da divulgação de ações e projetos que proporcionam crescimento e qualidade de vida para a população amazonense.

Nesse período, as mudanças sociais e das plataformas de comunicação não foram barreiras para o cumprimento de sua missão na sociedade. O apoio de profissionais de diversas áreas da comunicação e administração colaborou para as conquistas da Secom, que, atualmente, pauta e produz seus trabalhos com o suporte das tecnologias que fazem parte da rotina de muitos cidadãos.

Atento à essas novas tendências da informação, o atual secretário estadual de Comunicação, Amaral Augusto, tem trabalhado para cumprir os propósitos da comunicação nessa era da modernidade. “Nosso trabalho ganhou mais ritmo com a utilização de ferramentas que comunicam eficazmente a todos de maneira rápida e com qualidade. Estamos a cada dia estruturando nossos canais de comunicação para que os objetivos do governo estadual possam alcançar as famílias do nosso imenso Amazonas. Com o apoio dos nossos profissionais, estamos mais uma vez escrevendo uma nova página da história da Secretaria em nosso Estado, e aproveito para agradecer o carinho, respeito e o apoio de todos que acreditam nesse trabalho”.

Workshop
Com o compromisso de alinhar a linguagem digital e capacitar seus profissionais, a Secom vai realizar no próximo dia 15 de julho, das 8h às 17h, o 1º Workshop em Mídia Sociais. O evento vai acontecer no auditório da sede do Governo, no bairro Compensa, zona oeste, e é voltado para profissionais da comunicação que atuam nos órgãos da administração direta e indireta e apresentará o tema nos mais diversos aspectos, do manuseio das ferramentas à sua utilização como instrumentos de comunicação e marketing, até a abordagem jurídica.

Reconhecimento
Além das transformações na maneira de informar, a história da Secom é baseada também pela vida daqueles que sempre doaram seus talentos e profissionalismo. A jornalista Clair Ferreira da Silva é um desses exemplos de dedicação no trabalho na secretaria. Ela, que é funcionária aposentada, coordenou por 12 anos a área de Relações Públicas na Secom.

“Vivi muitos momentos marcantes na minha vida e carreira profissional na Secretaria, desde quando éramos responsáveis de responder as cartas da população à organização de eventos. Embora tenha atuado em um tempo em que não existia essa aparato tecnológico, a Secretaria nunca deixou de fazer seu trabalho com eficiência, como se faz atualmente com a praticidades das redes sociais”, enfatizou.

Restruturações
A Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) foi criada no Governo de José Lindoso, pela Lei 1.336, no dia 13 de julho de 1979, com objetivo de divulgar as ações do Governo do Estado do Amazonas.

Em 02 de maio de 1991, no Governo de Gilberto Mestrinho, foi extinta como Secretaria, passando a funcionar como Subsecretaria subordinada à Secretaria de Governo. Na segunda administração do governador Amazonino Mendes, voltou ao “status” de Secretaria de Estado, após moderna reestruturação física e funcional, de acordo com a Lei n° 2.330, de 29 de maio de 1995.

Em 30 de dezembro de 1998, pela Lei n° 2.528, ainda na gestão de Amazonino Mendes, ocorreu nova estrutura organizacional na Administração do Poder Executivo; a Secretaria de Comunicação Social foi novamente extinta e recriada com o nome de Secretaria de Estado da Comunicação e Informação (Secom).

Pela Lei n° 2.600 em 04 de fevereiro de 2000, a Secretaria de Estado da Comunicação e Informação (Secom) é novamente reestruturada organizacionalmente e passa a ser chamada Agência de Comunicação Social (Agecom), órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo, responsável pela formulação e coordenação, controle e execução do Sistema Estadual de Comunicação Social.

Pela Lei n° 4.163, de 9 de março de 2015, a Agência de Comunicação do Governo do Amazonas (Agecom) é novamente reestruturada organizacionalmente e passa a ser chamada de Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505