12/08/2016 14h51 - Atualizado em 12/08/2016 14h57

Eleição do DCE da Ufam é marcada por tumulto

Uma das urnas de votação foi roubada, durante a eleição.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A ultima eleição do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Amazonas – (DCE/UFAM) foi marcada por tumultos, brigas e roubo de urna em unidades acadêmicas localizadas no Setor Norte da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na quarta-feira (10).

De acordo com o estudante de Engenharia de Petróleo e cabeça da chapa 50 “Nós, os estudantes!” Augusto Salgado, uma das quatro urnas de votação foi roubada, durante a eleição, os estudantes conseguiram pegar o acusado que sofreu linchamento e tempo depois vieram pessoas que facilitaram sua fuga da universidade.

A Comissão Eleitoral foi instituída em Conselho de Entidade de Base – CEB com 5 representantes. No meio do processo um integrante ligado ao Centro Acadêmico de Psicologia pediu afastamento desfalcando a Comissão Eleitoral que ficou com apenas 4 representantes. Porém qualquer ação deve contar com a concordância absoluta (50% + 1) o que mantém o número de 3 membros necessários para deliberar. No momento que a comissão eleitoral não chega a um consenso qualquer ação/trabalho deve ser encerrado.

Durante a apuração dos resultados das urnas houve discordância entre os 4 membros da Comissão, e dois deles se retiraram invalidando todo processo juntamente com a Chapa 10 – “A mudança não cala”, a chapa 31 – “Liberta UFAM e a chapa 50 – “nós, os estudantes!” pois informaram que outras integrantes da comissão não queriam validar as urnas de unidades externas e estas foram responsáveis pelo aparelhamento da urna que deu vitória ilegítima da Chapa 01 intitulada VirAção com 625 votos.

Um novo CEB está marcado para a tarde da próxima terça-feira (16), no Setor Norte da UFAM.

O DCE é uma associação civil formada por todos os estudantes, centros acadêmicos, diretórios acadêmicos, diretórios livres, sem fins lucrativos, independente dos órgãos públicos e governamentais, entidade máxima de representação dos estudantes da UFAM campus Manaus.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505