02/08/2016 14h17 - Atualizado em 2/08/2016 16h31

Manaus está apta para receber os Jogos Olímpicos, garante Visa Manaus

Na preparação para receber os jogos olímpicos em Manaus, a Visa Manaus realizou um plano de ação de fiscalizações antes e para durante a olimpíada.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O diretor de Vigilância Sanitária do Município de Manaus (Visa Manaus), Fernando Branco, durante a Tribuna Popular na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em comemoração à Semana Nacional de Vigilância Sanitária, a ser celebrada na próxima sexta-feira (5), destacou os trabalhos de fiscalização para preparação das Olimpíadas Rio 2016 em Manaus e garantiu que a cidade está apta para receber o evento.

A Tribuna Popular, realizada na manhã desta terça-feira (2), no plenário da Casa Legislativa, por iniciativa do presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), presidida pelo vice-presidente da CMM, vereador Hiram Nicolau (PSD), contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, do presidente do Sindicato dos Fiscais de Saúde de Manaus (Sindfismma), Ellery Barreto e servidores da Anvisa Manaus e servidores da Vigilância Sanitária.

Na preparação para receber os jogos olímpicos em Manaus, a Visa Manaus realizou um plano de ação de fiscalizações antes e para durante os Jogos Olímpicos, entre os quais, o Atesto Sanitário, projeto criado pelo órgão que fiscalizou 96 estabelecimentos como hotéis, restaurantes, cafés da manhã, postos de venda de açaí, motéis, entre outros estabelecimentos, localizados próximo aos locais dos eventos marcados para as Olimpíadas 2016, como informou Fernando Branco.

“Esses estabelecimentos tiveram monitoramento de avaliação, com exigências básicas durante sete semanas e mais de 80% dos locais foram aprovados para atuarem nas Olimpíadas com segurança no consumo de alimentos, uso dos hotéis, entre outros serviços oferecidos”, disse o diretor.

Fernando Branco disse, ainda, que durante os Jogos Olímpicos, o órgão vai trabalhar com 30 fiscais na Arena da Amazônia, em todos os eventos realizando fiscalizações prévias e concluindo com a vigilância no momento dos jogos.

Atividades da Semana
Já para a Semana Nacional de Vigilância Sanitária em Manaus, o diretor destacou algumas atividades realizadas, entre as quais, a conclusão do projeto sanitário, apresentado na abertura da Semana, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta segunda-feira (1º), a realização de homenagens aos fiscais mais antigos e de destaques do órgão.

“Durante a Semana teremos palestras educativas movimentadas nos shoppings de Manaus, com orientações e panfletos e concluiremos as comemorações com um almoço na sexta-feira (5) para todos os fiscais e seus familiares”, concluiu Fernando Branco.

Ellery Barreto Costa disse que a Semana retrata a história de lutas e conquistas da categoria, porém muito ainda precisa ser feito. “Precisamos rever a questão das aposentadorias e, para isso, vamos protocolar um projeto de lei que favoreça os fundadores da Vigilância Sanitária”, observou Ellery Barreto.

“A Vigilância Sanitária está presente em quase todas as ações das pessoas e pela importância de suas atividades sonhamos com uma Vigilância respeitada e autônoma, de forma ampla e integral. Já avançamos muito com muitas lutas por melhorias, e hoje desfrutamos dessas conquistas, mas precisamos melhorar mais as relações trabalhistas”, ressaltou Homero de Miranda Leão, acrescentando que é preciso continuar com o apoio dos Poderes Executivo e Legislativo e dos sindicatos para agregar questões como o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos fiscais da Saúde.

Por sua vez, o vereador Elias Emanuel recordou que ao longo do tempo o trabalho de fiscalização sanitária amadureceu. “Hoje a vigilância sanitária é rigorosa nas suas fiscalizações e no próximo dia 5 de agosto, data em comemoração à Semana Nacional de Vigilância Sanitária, desejo que a Prefeitura de Manaus continue olhando com prioridade para essa categoria”, observou o parlamentar.

“A Casa na hora certa corrigirá os salários dos servidores da Semsa”, garantiu o vice-presidente da CMM, Hiram Nicolau.

Homenagem
Durante a Tribuna Popular, o presidente da Sessão entregou duas placas de homenagem. A primeira ao secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Saúde Pública com o fortalecimento e consolidação do sistema de Vigilância Sanitária de Manaus.

Outras placa foi entregue ao presidente do Sindfismma, Ellery Barreto Costa, pelos serviços e projetos desenvolvidos na defesa da categoria dos fiscais da Saúde, com o fortalecimento e consolidação do sistema de Vigilância Sanitária de Manaus.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505