31/08/2016 08h24 - Atualizado em 31/08/2016 13h48

Portal Mais Emprego facilita a vida do trabalhador

A ferramenta possibilita saber quais as vagas abertas no Estado de acordo com o seu perfil profissional.
Foto: Reprodução
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O trabalhador tem uma ferramenta rápida e prática em mãos na batalha por uma vaga de emprego no mercado de trabalho: o portal eletrônico Mais Emprego, do Ministério do Trabalho. Lá, é possível saber quais as vagas abertas no Estado de acordo com o seu perfil profissional, ao mesmo tempo em que é possível se candidatar a vaga disponível. “Quem tem acesso ao sistema está à frente dos seus concorrentes, que nos procuram presencialmente”, explica o coordenador do Sine Amazonas, Arilson Vieira.

Isso acontece porque as vagas disponibilizadas diariamente pela Gerência de Intermediação de Mão de Obra, da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), são automaticamente disponibilizadas no sistema do Portal Mais Emprego, do Governo Federal. Com isso, quem já tem o seu cadastro web fica sabendo antes das oportunidades, caso esteja dentro do perfil disponibilizado. Assim, basta imprimir a carta de encaminhamento para a pré-seleção no Sine Amazonas.

Nessa etapa, o trabalhador não enfrenta fila e nem precisa amanhecer na porta do Sine, basta apresentar a carta que imprimiu no Portal. “Isso facilita e muito a vida do trabalhador, que pode ter acesso às vagas do computador de casa, ou mesmo do seu aparelho celular”, observa Arilson. Diariamente o Sine Amazonas divulga as vagas captadas junto aos empregadores, algumas delas são preenchidas pelos candidatos via Portal Mais Emprego. “É importante destacar que é preciso atualizar esse cadastro de três em três meses”, explica.

Cadastro
Para ter acesso aos serviços, o trabalhador deve fazer o seu cadastro no Portal Mais Emprego (maisemprego.mte.gov.br). Do lado esquerdo da tela, clicar no campo “Trabalhador”, depois selecionar a opção “Vagas de Emprego” e conferir as disponíveis no seu Estado.

Quem não tiver cadastro precisa clicar no campo “Deseja cadastrar Trabalhador?”, onde é preciso informar PIS/PASEP/NIS/NIT; CPF; RG; órgão de emissão; UF; número da CTPS; série da CTPS; nome completo; data de nascimento; e-mail e senha. Com o login e senha devidamente cadastrados é possível ter acesso a todas as oportunidades presentes no portal eletrônico.

Balanço
No primeiro semestre de 2016, o Sine Amazonas fez 7.769 encaminhamentos de emprego, o que gerou a recolocação de 2.292 trabalhadores no mercado de trabalho. O total de vagas ofertadas neste período foi de 6.819, de acordo com dados do Departamento de Promoção ao Trabalho da Setrab. Foram 59.000 atendimentos no total.

Além do cadastro de emprego, o Sine Amazonas, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, 878, Centro, oferece os serviços de retirada de Carteira de Trabalho (1ª e 2ª via) e entrada no seguro desemprego. O atendimento também é feito nos PACs da Alvorada, São José, Compensa, PAC Leste e Sumaúma (Shopping).

Sistema fora ar
Desde a última quinta-feira (25), o serviço de retirada de Carteira de Trabalho está suspenso nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Amazonas, em razão de problemas no sistema de Internet do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ontem, 30 de agosto, os técnicos de Brasília informaram ao Departamento de Promoção ao Trabalho da Setrab que não há previsão de quando o sistema iria voltar a operar normalmente.

No mês passado, por determinação do Ministério, foi implantado o novo sistema de emissão de CTPS informatizada, chamada de CTPS Web 3.0, no Estado. O sistema permite que a carteira seja impressa com foto, assinatura e impressão digital do trabalhador. Online e integrado ao MTE, a nova certeira agiliza o acesso às informações do trabalhador.

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