15/08/2016 09h20 - Atualizado em 15/08/2016 14h21

Primeira feira com tratamento de resíduos é inaugurada em Manaus

Todo o lixo orgânico produzido na feira passará pela técnica de compostagem.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Para desenvolver a prática de ações sustentáveis, a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) criou o Projeto Coleta Seletiva que irá contribuir com as plantações dos produtores rurais e evitar o desperdício de produtos vendidos nas feiras que iriam parar no lixo. A medida foi anunciada no sábado, 13, durante a reinauguração da Feira de Produtos Regionais do Cassam, a primeira da Região Norte a usar a técnica.

Todo o lixo orgânico produzido na feira irá passar pela técnica de compostagem, que é um processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, domestica industrial, agrícola ou florestal, e posteriormente entregue ao produtor para que seja utilizado no solo e traga melhorias na plantação.

O projeto será implantado, também, na Feira do Asa, na Feira do Comando Geral da Policia Militar, na Feira da Cidade Nova, localizada na quadra da Escola Estadual Júlio Cesar, ambas coordenadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável.

Balcão de Agronegócio
Outra novidade da Feira de Produtos Regionais é a abertura do projeto de Balcão de Agronegócio. O serviço é voltado para a orientação dos produtores em novas oportunidades para comercialização dos produtos e visitantes que tenham interesses em fazer parte da feira.

Na ocasião, foram entregues as autoridades uma placa de homenagem “Amigo do Produtor Rural”, em reconhecimento pela relevante contribuição ao setor produtivo do Estado.

A Feira do Cassam abriga em torno de 100 produtores de 15 municípios do Amazonas. O projeto de revitalização do espaço contou com o apoio do Fundo de Promoção Social (FPS). O local funciona, semanalmente, e movimenta em torno de R$ 480 mil por mês, recebendo no mesmo período quase 2 mil pessoas.

De 2008 a 2016, as quatro Feiras de Produtos Regionais já somaram mais de R$ 50 milhões de recursos movimentados, mais de 15 milhões de quilos de produtos comercializados com uma média de 90 cooperativas e associações participantes.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505