15/08/2016 16h59 - Atualizado em 15/08/2016 16h59

UPA inicia campanha para ajuda na autoestima de mulheres mastectomizadas

A campanha vai arrecadar também bonés para serem doados às crianças que sofrem da mesma doença.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Unidade de Pronto Atendimento Campos Salles, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), iniciou, nesta segunda-feira, 15 de agosto, a campanha “Lenço e Chapéu Solidário”. A iniciativa visa ajudar mulheres a enfrentarem com mais beleza e autoestima o tratamento contra o câncer.

A campanha vai arrecadar também bonés para serem doados às crianças que sofrem da mesma doença. Todo o material arrecadado durante a campanha será entregue ao Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma) no mês de outubro, durante a campanha “Outubro Rosa”.

“O câncer é uma doença que abala muito o lado emocional da paciente e também afeta a autoestima e a vaidade. Pensando nisso, resolvemos ajudar as pessoas que sofrem com a doença a enfrentar esse problema com mais alegria e um pouco de vaidade”, pontua a diretora da UPA Campos Salles, Márcia Alessandra Nascimento.

A sala da recepção da UPA contará com um espaço destinado as doações. Usuários e colaboradores da unidade de saúde podem contribuir com a campanha.

A UPA Campos Salles é uma unidade do Governo do Amazonas gerenciada pela Susam, em parceria com o Instituto Novos Caminhos. A Unidade de saúde funciona em regime de 24 horas com atendimento em média complexidade e atende diariamente cerca de 350 pessoas.

Ponto de doação
O Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz, localizado no quilômetro 53 da rodovia AM-010, estrada que liga os municípios de Manaus e Rio Preto da Eva, será um dos postos de coletas dos lenços, chapéus e bonés.

O gerente administrativo do Centro de Reabilitação, Paulo César Souza, informou que os pacientes irão confeccionar, na oficina de corte e costura, pelo menos 100 unidades de lenços para cabeça e doarem a campanha. “É de grande importância a participação de nossos pacientes nesta campanha. Com isso, vamos despertar neles a sensibilização para ajuda voluntária e habilidade sociais e também agregar conhecimento prático na confecção dos lenços”, afirmou.

Banco de perucas
O Gamma conta com um banco de perucas para ajudar também as mulheres mastectomizadas a enfrentar a doença com mais altivez. A unidade funciona dentro da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado (FCecon). O banco é mantido por voluntários e com doações.

“Quando a mulher recebe o diagnóstico da doença, ela acaba perdendo a identidade. No tratamento, ela perde os cabelos e a fisionomia muda. Portanto, a doação de lenços e chapéus é uma maneira de elevar a autoestima dessas pacientes e esse apoio da UPA Campos Salles irá enriquecer ainda mais nosso trabalho do Gamma”, pontuou a representante do Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma), Oriona Ohse.

A agente de saúde do município de Alvarães, Maria Jucilene Braga, de 38 anos, afirma que a ajuda da UPA ao realizar uma campanha para beneficiar o Gamma ajudará muitas mulheres do Amazonas. “A campanha da Upa nos ajudará a lutar ainda mais contra o câncer, pois atenderá muitas mulheres que sofrem com a doença. Quando ganho perucas e lenços do Gamma me sinto mais bonita, mais jovem e isso reflete positivamente no tratamento”, avaliou.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505