19/09/2016 18h35 - Atualizado em 19/09/2016 18h35

Ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante serão realizadas em mais três municípios do AM

Os pacientes atendidos durante as jornadas têm acesso à consulta médica e, nos casos em que há prescrição, recebem os óculos gratuitamente.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), serão realizadas em mais três municípios neste mês de setembro. A previsão é que cerca de 800 pessoas sejam beneficiadas com jornadas de consultas oftalmológicas nos municípios de Autazes, Nova Olinda e Novo Aripuanã. Este mês uma jornada de 400 consultas já foi realizada em Barcelos (a 399 km de Manaus).

Nesta segunda-feira (19), até quarta-feira (21), as consultas serão realizadas em Autazes (a 113 km). A expectativa, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, é que no município 300 pacientes sejam atendidos. A partir de quinta-feira (22) até sábado (24), 300 pessoas serão atendidas em Nova Olinda do Norte (distante 135 km). Do dia 26, segunda-feira, até o dia 28, a ação acontece em Novo Aipuanã (a 227 km de Manaus), com mais 250 consultas. “Os pacientes que serão atendidos já passaram por triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios”, afirmou Pedro Elias.

Os pacientes atendidos durante as jornadas têm acesso à consulta médica e, nos casos em que há prescrição, recebem os óculos fornecidos pelo programa, gratuitamente. De acordo com a médica oftalmologista do programa, Maristela Moss, cerca de 60% dos pacientes atendidos durante as jornadas de consulta no interior recebem prescrição para o uso de óculos.

No ano passado, o programa Amazonas Saúde Itinerante realizou 102 ações, executadas em 55 municípios, totalizando mais de 38,6 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e dispensação de óculos. Neste ano, as ações do programa já foram realizadas em 17 municípios, totalizando mais de 6 mil atendimentos.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505