21/09/2016 06h27 - Atualizado em 21/09/2016 14h00

ADS insere mel de abelhas na merenda escolar

O objetivo é estender a inclusão a todas as escolas do Estado até o fim deste ano.
Foto: Divulgação/ADS
Foto: Divulgação/ADS

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) inseriu, pela primeira vez, o mel de abelhas nativas sem ferrão na merenda escolar de alunos da rede publicada estadual de ensino no município de Boa Vista do Ramos (a 268 quilômetros de Manaus) e o objetivo é estender a inclusão a todas as escolas do Estado até o fim deste ano.

De acordo com o diretor-presidente da ADS, Lissandro Breval, a ação se deu por meio do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e contou com a parceria do Fundo de Promoção Social (FPS), da Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Ele ressaltou que o investimento vai fortalecer a apicultura familiar de Boa Vista do Ramos e gerar excelentes resultados para a economia do Estado e para a saúde dos alunos da rede estadual além de garantir mais saúde aos estudantes.

“Não existem dúvidas sobre a importância do mel para a alimentação dos alunos. Todas as escolas estaduais irão receber esse produto, que não é caro, considerando o seu grande valor nutricional. E além de enriquecer o cardápio da merenda escolar, geramos emprego e renda, aproveitando a produção de agricultores do nosso Estado”, destaca Breval.

O presidente da Cooperativa dos Criadores de Abelhas Indígenas do Amazonas (Coopmel), Jair Rodrigues Arruda, garante que os apicultores do município de Boa Vista do Ramos estão conquistando um importante mercado para comercializar a sua safra, a partir deste ano, por meio do Preme.

“A venda para a merenda escolar é viável do ponto de vista econômico e será um mercado fundamental para os apicultores em Boa Vista do Ramos. Estamos vendendo hoje a um preço de R$ 50 por quilo de mel e agora que fomos selecionados por esse programa da ADS, estamos na expectativa de aumentar a nossa produção de 2 toneladas por ano para até 4 toneladas em 2017 e isso só é possível devido a garantia de compra do governo”, disse o presidente da associação.

Teste de aceitação
Para garantir que os alunos recebam produtos de ótima qualidade, estão sendo realizados testes de aceitabilidade, com estudantes de 7 (sete) distritos na capital Manaus, acompanhado por nutricionistas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e coordenadores da merenda escolar. No teste, os alunos provam o mel e respondem um formulário se gostaram ou não do mel, sem serem identificados.

A aluna Letícia Beatriz Muniz, 15 anos, da Escola Estadual Antônio Lucena Bittencourt, no bairro Betânia, zona Sul de Manaus, afirma que o mel é saboroso e que está aprovado. “É muito bom estarmos recebendo na nossa merenda mais um alimento e principalmente como o mel, que é doce e saboroso, e ainda mais sabendo que faz bem à saúde”, relatou.

Benefícios do Mel
De acordo com a nutricionista da Seduc, Jaine Marques, a aceitação do mel na merenda foi ótima e explica os benefícios do mel na melhoria de desempenho dos alunos em sala de aula. “O mel é uma fonte importante de carboidratos, tem absorção lenta do açúcar pelo sangue, proporcionando uma sensação de saciedade e evitando picos de fome durante a aula. O mel também ajuda no desenvolvimento gastrointestinal, é um antiflamatório natural e vai contribuir muito para a atenção do aluno na sala de aula”, explica a nutricionista.

Desenvolvimento social
A Coopmel investiu cerca de R$ 1 milhão para a construção da fábrica, incluindo um barco para transporte do mel e uma serraria, fortalecendo a cadeia produtiva da apicultura familiar em Boa Vista do Ramos.

O presidente da OCB, Petrucio Magalhães Júnior, diz que investir em alternativas econômicas é o caminho para o desenvolvimento da região. “A produção existia, mas os apicultores tinham dificuldades de comercializar o mel e com a venda para a merenda escolar, estaremos garantindo a produção e mais oportunidades de trabalho e renda”, concluiu.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505