22/09/2016 17h12 - Atualizado em 22/09/2016 17h12

Defesa Civil realiza visita técnica em municípios afetados pela estiagem no Amazonas

O objetivo da visita é analisar a evolução do desastre em municípios prejudicados pelo baixo nível dos rios.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Agentes da Defesa Civil Estadual e Nacional iniciaram nesta quinta-feira, 22, visitas técnicas nos municípios das calhas do Juruá e Purus, para avaliação de danos ocasionados pela estiagem que afeta a região.

“O objetivo é analisar juntamente com o órgão nacional, a evolução do desastre em municípios prejudicados pelo baixo nível dos rios, e ainda, constatar as dificuldades enfrentadas pela população durante o período de anormalidade”, ressaltou o secretário executivo do órgão, coronel Fernando Pires Júnior.

Entre as cidades que receberão os agentes estão: Envira, na calha do Juruá e Lábrea, na calha do Purus, que desde o início do mês de julho, quando entraram em Estado de Alerta, apresentam problemas referentes à seca dos rios.

Anormalidade
O apoio Federal é fundamental, uma vez que de acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Estado (CEMOA), as calhas (Juruá, Purus) apresentam anormalidade devido a estiagem, provocada pela ausência de precipitações, uma característica dessa época do ano, e que foi potencializada por uma massa de ar seco, que estava no centro do país e atingiu a região sul do Amazonas.

A previsão é que as inspeções sejam concluídas até o próximo fim de semana. Relatórios fotográficos e documentos serão elaborados com informações sobre afetados, danos humanos, ambientais, prejuízos econômicos e ainda, as necessidades de cada cidade que deverão ser levadas em consideração, no caso de ações de socorro.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505