19/09/2016 16h44 - Atualizado em 19/09/2016 16h44

Delegação do Amazonas embarca para João Pessoa em busca de medalhas nos Jogos Escolares

Ao todo, 163 atletas irão representar o Amazonas na competição de categoria Infantil (12 a 14 anos)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A contagem regressiva para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontece de 20 a 30 de setembro em João Pessoa, na Paraíba, iniciou. Nesse fim de semana, os atletas da delegação do Amazonas começaram a embarcar rumo à competição, e o restante dos representantes segue nesta segunda-feira, 19. Para a temporada, os estudantes-atletas contam com o apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Ao todo, 163 atletas irão representar o Amazonas na competição de categoria Infantil (12 a 14 anos), sendo 50 alunos de escolas privadas e 113 de 64 instituições públicas da capital e do interior. Além de Manaus, faz parte da delegação alunos de nove municípios, sendo Careiro Castanho, Novo Airão, Nhamundá, Barreirinha, Parintins, São Sebastião do Uatumã , Silves, Manacapuru e Itacoatiara.

Os atletas das categorias individuais começaram a viajar neste sábado e o restante se encontra nesta segunda-feira, dia 19, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, para o voo de 14h57. A ida das modalidades coletivas continua durante a semana.

“Ao todo, 70 alunos já viajaram para João Pessoa neste final de semana e nesta segunda completa o grupo individual, com mais atletas embarcando pela tarde. Dos 163 representantes, 86 deles disputam as modalidades individuais, que ocorrem na primeira semana de competição, e o restante vai encarar a por equipes, que acontece nos últimos dias”, explicou a coordenadora geral da deleção amazonense, Lilian Valente.

No total, uma média de quatro mil jovens de todo o Brasil participam do maior evento esportivo estudantil do País, com a disputa de 13 modalidades, sendo: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. O objetivo principal do evento é contribuir para a inclusão social através do esporte, além de servir de plataforma para a identificação de atletas para o alto rendimento.

Foco no pódio – Quem se preparou bastante para representar bem o Amazonas foi a turma que vai disputar o Judô. Da Escola Senador Antovila Mourão Vieira, localizada no São Lázaro, zona sul, Andria Santos, de 12 anos, seguiu à risca os treinamentos para alcançar o topo do pódio.

“Venho treinando puxado, forte. Quero ir lá (em João Pessoa) e mostrar meu trabalho, conquistar essa medalha de ouro para a minha escola, principalmente para o nosso Estado. Estou muito ansiosa, pois é a primeira vez que vou participar dos Jogos Escolares”, contou a jovem, que possui experiência em campeonatos brasileiros.

“Já fiquei entre os cinco melhores da minha categoria no Brasileiro, na Bahia, em 2015, e agora treinei todos os dias para o JEJ e espero trazer a medalha. Apesar da inquietação, não vou deixar o psicológico ser mais um adversário”, disse.

Com a experiência da competição do ano passado, o judoca Uytan Filho, 13 anos, do Colégio La Salle, está mais preparado para a edição 2016. Ao contrário do evento passada, o objetivo agora é medalhar.

“Ano passado perdi minhas lutas, mas ganhei experiência. Agora espero fazer melhor, não errar como na competição passada, e sair com a vitória. Estou mais amadurecido e confiante no bom desempenho. Nada vai ser fácil, mas estou focado”, afirmou.

Para o treinador das ferinhas do Judô, o sensei Ronald Cardoso, os atletas prometem surpreender nas disputas. “Cerca de 80% dos nossos atletas estavam treinando para o Brasileiro Sub-15 e consequentemente estavam treinando para os Jogos Escolares. Nossa esquipe está mesclada com atletas que já foram e os que vão pela primeira vez, o que nos passa muita confiança. A esperança é de bons resultados. Os meninos tem chance de surpreender e todos vão dar o seu melhor para entrar para a história”, afirmou o Ronald.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505