15/09/2016 14h19 - Atualizado em 15/09/2016 14h19

Governo do Amazonas realiza campanha de valorização dos museus

O projeto visa oferecer ao visitante experiências palatáveis, por meio de um “menu” de programações que terá atividades fixas e os chamados “pratos do mês”.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Campanha “Experimente Museus” tem o objetivo de promover uma nova relação entre os espaços e a comunidade, e vai até o final de setembro. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), realiza até o dia 29 de setembro, a campanha Experimente Museus, com o objetivo de promover um diálogo entre museus e comunidade, gratuitamente, através de novas experiências e abordagens dos acervos da SEC.

Participam da campanha o Museu Tiradentes, o Museu da Imagem e do Som, a Pinacoteca do Estado do Amazonas, o Museu de Arqueologia, o Museu de Numismática Bernardo Ramos, o Museu do Homem do Norte e o Museu Casa Eduardo Ribeiro, com variadas atividades, como exibições de documentários, apresentações culturais, visitações temáticas, entre outras atividades.

Segundo a diretora do Departamento de Museus da Secretaria de Cultura, Cleia Viana, o projeto visa oferecer ao visitante experiências palatáveis, por meio de um “menu” de programações que terá atividades fixas e os chamados “pratos do mês”, como apresentações, palestras e visitas guiadas, a serem degustados. “Dessa forma, nós pretendemos oferecer experiências diferenciadas, para que os visitantes tenham a oportunidade de interagir com o acervo sob os mais variados olhares, despertando o interesse dele, visitante, para que retorne ao museu e tenha uma nova experiência”, explica a diretora.

Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, a proposta da nova museologia é que os museus passem de espaços contemplativos para espaços de interação social e diálogo com a comunidade. “Muito mais que espaços de preservação de acervo, os museus se apresentam como lugares de transmissão de conhecimento. É no museu que podemos viajar ao passado, passear no presente e pensar no futuro”, ressalta.

Programação
Neste sábado (17), o Museu Tiradentes, localizado no Palacete Provincial, no Centro de Manaus, realiza a “Visita com o Personagem” sobre o incêndio na Igreja Matriz de Manaus em 1850, que também acontece no dia 24 de setembro.

Terça-feira, dia 20, é a vez do Museu Casa Eduardo Ribeiro, localizado na rua José Clemente, Centro, em homenagem ao Dia do Teatro, receber a apresentação de “Processos Criativos” dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

Na quinta-feira (22), a partir das 9h da manhã, o Museu de Arqueologia, situado no Palacete Provincial, apresenta documentários de curta duração sobre escavações de sítios arqueológicos no Amazonas. No mesmo dia, o Museu Casa Eduardo Ribeiro exibe desenhos animados em comemoração ao Dia da Árvore.

Na sexta-feira, 23, o Museu também recebe a palestra Educação em Museus, com Frank James Brandão, professor e especialista em Educação.

Domingo (25) é a vez de o Museu Casa Eduardo Ribeiro realizar a tradicional visita guiada com personagens caracterizados com roupas do século 19 e com um ator interpretando o governador Eduardo Ribeiro. Na quinta-feira (29), a campanha termina com a apresentação do “Cantinho do Beré”, às 10h, no Museu de Numismática Bernardo Ramos, e no Museu do Homem do Norte, no mesmo horário, o Cine Pipoca exibe filme em homenagem ao Dia Nacional do Idoso.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505