22/09/2016 11h23 - Atualizado em 22/09/2016 11h23

O papel das forças policiais e a importância da Polícia Federal para o país

Foto: Fábio Romão
Foto: Fábio Romão

Perpetuando-se como uma das mais importantes Instituições do Estado, as forças policiais têm em sua essência a missão de preservar, manter, restaurar a ordem e segurança pública em nosso país. Tarefas que estão sendo cumpridas com louvor, tendo em vista o momento político e social delicado, pelo qual passamos.

Nos últimos anos, estamos sendo testemunhas do afinco, na luta pelo fim da corrupção e impunidade, que devastam setores essenciais para a sobrevivência da população, em especial, a mais carente.

Nesse contexto, apresenta-se a Polícia Federal como principal agente das questões judiciárias, relativas aos bens e serviços ligados a União. Além disso, os homens e mulheres cujo trabalho está sendo reconhecido mundialmente lidam diariamente com o combate ao tráfico de entorpecentes, em nossas longínquas fronteiras, o que torna crucial a injeção de maiores investimentos em seus setores de operação e inteligência.

Assim como em outros Estados, onde ela está presente na investigação de escândalos, como Mensalão e Petrolão, no Amazonas não têm sido diferente. Tal atuação lhe torna referência ética, cívica e moral.

Ao lado de entes aguerridos, como Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União, a Polícia Federal desbaratou nessa semana, uma quadrilha especializada em roubar os cofres da saúde do Amazonas, mais de R$ 110 milhões, desviados para o bolso de criminosos, que podem ter tirado do convívio de suas famílias, centenas de pessoas.

Por essas e outras ações, devemos reconhecer o trabalho desta instituição, que enfrenta os paradigmas criados, para fortalecer a impunidade e a triste realidade de um país, onde o infrator, seja ele rico ou pobre, não respeita leis e ironiza a capacidade do Estado de gerir a ordem pública.

Platiny Soares é deputado estadual pelo Partido Democratas

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505