20/09/2016 07h17 - Atualizado em 20/09/2016 07h17

Parceria entre Seduc e Ufam leva estudantes a aprenderem Espanhol a partir da discussão de temas da atualidade

A parceria acontece desde 2010 e faz parte do Programa de Atividade Curricular de Extensão da Ufam.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em uma forma de conciliar o estudo da Língua Espanhola com temas relevantes como saúde e meio ambiente, estudantes da Escola Estadual Eunice Serrano Telles de Souza, no Centro de Manaus, participaram das atividades de dois projetos desenvolvidos na Universidade Federal do Amazonas (Ufam): “Tertúlias da Língua Espanhola: cuidando da saúde” (La lengua española en tertulias: cuidando la salud) e “Tertúlias da Língua Espanhola: cuidando do meio-ambiente” (La lengua española en tertulias: cuidando el medio ambiente).

A parceria entre a Ufam e a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) acontece desde 2010, segundo afirma o coordenador dos projetos, professor doutor Wagner Barros Teixeira. Os projetos fazem parte do Programa de Atividade Curricular de Extensão da Ufam e é aplicado com acadêmicos do curso de Letras – Língua Espanhola.

De acordo com o coordenador Wagner Teixeira, uma das vertentes trabalhadas nos projetos, é que os graduandos do curso desenvolvam atividades com estudantes da rede pública e comunitários, adaptando aos conteúdos que eles aprendem em sala de aula.

“Essa atividade é muito relevante, pois os estudantes têm a oportunidade de discutir e participar de ações que envolvem temas transversais, de grande interesse social, como saúde e meio ambiente, além de poderem ampliar o seu nível de vocabulário na Língua Espanhola. Todas as atividades são adaptadas à realidade dos alunos e com base nos conteúdos que são trabalhados no dia a dia”, afirmou o professor Wagner, explicando que desde 2010, mais de 30 projetos sob a sua coordenação já foram trabalhados com estudantes da rede estadual.

Troca de experiências

A professora de Língua Espanhola na Escola Eunice Serrano, Josefa Fernandes da Silva, explicou que a atividade tem sido muito bem aceita pelos alunos e que tem favorecido o seu aprendizado.

“Atividades como essa são muito importantes, pois ampliam o nível de aprendizado dos estudantes e esses projetos, em especial, trabalham com temas importantes para a formação desses jovens, possibilitando ainda que eles melhorem o seu vocabulário e a produção linguística da disciplina de Língua Espanhola”, contou a professora da escola.

“Além desse aprendizado adquirido, os estudantes têm ainda a possibilidade de vivenciar os trabalhos desenvolvidos por estudantes que estão no ensino superior, conhecendo um pouco da realidade do que é estar em uma universidade, já que logo mais eles estarão ingressando na faculdade”, comentou ainda a professora Josefa.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505