27/09/2016 07h58 - Atualizado em 27/09/2016 08h10

Proposta prevê Programa de prevenção da obesidade em crianças

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cidade de Manaus está com 19% da sua população obesa e o índice dos que estão com excesso de peso na capital, chega a 56%.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Diante de números alarmantes do aumento da obesidade em todas as faixas etárias da população manauara, o vereador Ednailson Rozenha (PSDB) apresentou na Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma indicação à Prefeitura de Manaus que solicita a criação de um Programa de acompanhamento e prevenção da obesidade em crianças e adolescentes por meio da Rede Municipal de Ensino.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cidade de Manaus está com 19% da sua população obesa e o índice dos que estão com excesso de peso na capital, chega a 56%. A média nacional da população obesa é de 17%. Pensando nisso, o parlamentar elaborou a proposta com o objetivo de contribuir com políticas públicas que ajudem na redução dos números.

De acordo com a Associação dos Obesos do Amazonas (Assoam), entre as crianças, a taxa de obesidade chega a 30%. “Isso significa claramente que o futuro das nossas crianças e adolescentes está comprometido e nós como representantes eleitos pelo povo precisamos apresentar medidas que minimizem esses problemas. A criação de um programa municipal dentro das escolas é um grande passo na mudança dessa cultura da obesidade”, destacou Rozenha.

Na prática

De acordo com a proposta do vereador, o Programa combaterá a obesidade e levará a conscientização em relação ao assunto, por meio de palestras com professores, médicos e outros profissionais como nutricionistas, além de incentivar a prática de atividades físicas e a boa alimentação.

A indicação pede a presença de um nutricionista nas escolas municipais para analisar e supervisionar a venda de alimentos nas cantinas e merenda escolar. O programa será realizado periodicamente em todas as escolas da Semed, obedecendo a cronograma a ser definido pela própria Secretaria, se acatada a proposta.

Pesquisa divulgada no ano passado colocou Manaus entre as capitais do país com o maior número de adultos acima do peso. Os dados são da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2014 (Vigitel).

“Um dos motivos para o crescente número de obesos é a má alimentação, bem como a falta de atividades físicas. Muitas crianças hoje serão adultos obesos no futuro e é preciso mudar essa realidade. O Poder Público pode fazer a sua parte com iniciativas concretas. Espero que nossa proposta seja aprovada o quanto antes e conto com o apoio dos meus colegas vereadores”, finalizou o parlamentar.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505