21/09/2016 06h36 - Atualizado em 21/09/2016 06h36

Seminário orienta sobre licenças para exportações

O evento é voltado para micros, pequenos e grandes empresários e acontece no próximo dia 23.
Foto: Divulgação/Assessoria
Foto: Divulgação/Assessoria

O Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN-AM) da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) está apoiando a realização do Seminário “O Papel do MAPA no Comércio Exterior: Procedimentos e Licenças para Exportação”, voltado para micros, pequenos e grandes empresários, que acontece no próximo dia 23 de setembro em Manaus.

A capacitação é realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio do Comitê Gestor Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) Amazonas, e acontece de 8h às 12h, no Auditório Floriano Pacheco da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), localizada na Av. Mário Andreazza, 1424, Distrito Industrial.

Os interessados em participar do seminário devem enviar o nome completo, nome da empresa (se houver) para o endereço: [email protected] ou [email protected].

É a primeira vez que o Ministério realiza o seminário em Manaus, que tem o objetivo de orientar os micros, pequenos e grandes empresários sobre a importância de se adequarem a todos os procedimentos e exigências legais para exportação e importação de produtos regionais.

O gerente do CIN-AM, Marcelo Lima enfatiza a importância do evento, destacando que a certificação e os registros são exigências dos países importadores e proporcionam mais velocidade nas negociações com outros países.

“Existe fiscalização e controle sobre esse tipo de serviço específico do comércio exterior e por isso, os empresários do estado devem estar atentos para que evitem problemas futuros no envio de suas mercadorias. Os empresários de alimentos e bebidas carecem de constantes informações e orientações para terem mais acesso ao mercado internacional”, ressaltou Marcelo.

No seminário serão abordados os seguintes assuntos: Competências do MAPA; Exigências do MAPA para exportação e importação de produtos de origem vegetal; Processo de certificação para produtos orgânicos e o Sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro).

Legislação

A finalidade do evento é adequar os empresários amazonenses a legislação vigente em relação aos produtos da região: Entre eles o açaí, frutas, mel, pescado, carne e outros.

De acordo com legislação brasileira e os acordos internacionais, o trânsito de produtos vegetais e insumos agrícolas entre países estabelecem regras para garantia da qualidade, segurança e conformidade dos produtos, bem como a avaliação do risco de disseminação de pragas.

Os procedimentos e exigências fitossanitárias são específicos para cada tipo de mercadoria, incluindo sementes e mudas, bebidas, alimentos e insumos agropecuários.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: [email protected] ou pelos telefones (92) 3631-0907 e 3186-65114.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505