11/10/2016 08h53 - Atualizado em 11/10/2016 16h12

Primeiro dia da ‘Campanha 1ª Identidade’, da DPE-AM atende 200 crianças e adolescentes

O atendimento acontece até hoje (11), na rua José Furtado, Nº 201, bairro São Francisco, zona Centro-Sul de Manaus, até às 13h.
Foto: Divulgação/DPE-AM
Foto: Divulgação/DPE-AM

Duzentas crianças e adolescentes foram atendidos na segunda-feira, 10 de outubro, primeiro dia da Campanha 1ª Identidade, realizada pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), por meio da Defensoria Especializada da Infância e Juventude Cível. Na ação, a DPE-AM, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), está emitindo a primeira via da Carteira de Identidade para crianças e adolescentes, em comemoração ao Dia das Crianças. O atendimento acontece até amanhã, dia 11, na rua José Furtado, Nº 201, bairro São Francisco, zona Centro-Sul de Manaus, das 8h às 13h.

Como parte da Campanha, estão sendo arrecadados brinquedos para a ludoteca da Defensoria Especializada da Infância e Juventude e para doação a instituições que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Qualquer pessoa pode doar brinquedos na sede da Especializada até o dia 11, também das 8h às 13h.

O defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, destacou que a campanha visa demonstrar a importância do registro civil para o exercício da cidadania, o que deve ser estimulado desde a infância. O defensor público titular da Defensoria Especializada de Infância e Juventude, Mário Wu, afirmou que a ação busca conscientizar sobre o direito ao registro civil e à certidão de nascimento, assegurado no Artigo 102 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

A falta de registro, afirma Mário Wu, aumenta a vulnerabilidade de crianças e adolescentes em questões como trabalho infantil, exploração sexual ou aliciamento para atividades criminosas. Com o registro, a criança e o adolescente passam a constar nos registros de segurança pública e estão aptos a serem cadastrados em programas sociais e ter acesso à escola e ao sistema de saúde.

Documentos necessários para atendimento – Para emissão da primeira Carteira de Identidade durante o atendimento da DPE-AM, serão necessárias três fotos 3X4, Certidão de Nascimento (cópia e original), comprovante de residência e cópia do documento de identidade dos pais ou representante legal. Será necessária da criança e/ou adolescente, do pai ou da mãe ou do representante legal.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505