SEDUC conclui programação dedicada ao Outubro Rosa com avaliação física e nutricional

A campanha faz parte das ações do Programa Valoriza RH, que promove atividades para integrar e favorecer a qualidade de vida dos funcionários públicos estaduais da educação.
25/10/2016 13h22 - Atualizado em 25/10/2016 13h22
Foto: divulgação

Concluindo a programação direcionada ao movimento Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) deu início, nesta terça-feira (25), à campanha de avaliação física e nutricional. Em parceria com a Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), os servidores públicos da educação terão acesso à aferição de pressão arterial, índice de massa corporal, além de orientações nutricionais.

A campanha faz parte das ações do Programa Valoriza RH, que promove atividades para integrar e favorecer a qualidade de vida dos funcionários públicos estaduais da educação, dentre as quais: atividades de avaliação física, ginástica laboral e palestras diversas sobre saúde.

Em sua quinta edição, a avaliação física é um conjunto de testes e medidas com fins de diagnosticar as condições físicas dos servidores, além de orientar sobre os riscos de doenças do coração, percentual de gordura ideal e a prática de exercícios físicos. Além disso, a avaliação é acompanhada de orientações nutricionais, informando aos servidores os principais alimentos que compõem uma dieta saudável.

A avaliação física, segundo a professora de ginástica laboral da SEDUC e uma das coordenadoras da campanha, Elenice Belichar, é muito importante para detectar possíveis problemas de saúde, como sobrepeso e hipertensão.

“Essa avaliação física e nutricional é voltada, principalmente, para aqueles servidores que não têm uma alimentação saudável, que não têm o hábito de procurar o médico, fazer exames de rotina. É uma chamada para que possamos detectar se esse servidor está com sobrepeso ou com tendência a uma hipertensão e a partir desse diagnóstico prévio, recomendar que ele procure um atendimento médico adequado”, explicou Elenice.

Orientação Nutricional
Para a nutricionista e professora do curso de nutrição da Fametro, Nilda Pamplona, a orientação nutricional busca mostrar aos servidores os tipos de alimentação e quais os fatores de risco à saúde associado a isso.

“A partir da avaliação física, podemos verificar qual o tipo de alimentação o servidor está tendo e se isso está afetando o seu peso e o estado de sua saúde. Se o servidor seguir a orientação recomendada, isso poderá influenciar na sua perda de peso e na substituição de alimentos maléficos por alimentos saudáveis, melhorando a sua qualidade de vida”, informou a nutricionista, que é especializada em Gestão e Segurança de Alimentos e em Nutrição Esportiva.

Campanha Outubro Rosa
Iniciada no mês de outubro, a campanha “Se toque no rosa pela vida” tem o objetivo de orientar as servidoras públicas da educação quanto à importância da prevenção do câncer de mama e do colo de útero.

Neste ano, além dessas orientações, as servidoras tiveram acesso a exames de mamografia, ultrassonografia, preventivo, exames dermatológicos, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação física, orientação nutricional, serviços de embelezamento, massagem relaxante, corte de cabelo, dentre outros.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso