Seap autoriza visita nas unidades prisionais da BR-174 e na UPP neste fim de semana

Para organizar a entrada de visitantes foram divididos em cada unidade prisional os pavilhões que receberão os familiares cadastrados.
26/01/2017 17h10 - Atualizado em 27/01/2017 10h00
Foto: divulgação

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) vai autorizar neste fim de semana a visita para as unidades prisionais localizadas no km 8 da BR-174 e para a Unidade Prisional do Puraquequara (UPP). Para organizar a entrada de visitantes foram divididos em cada unidade prisional os pavilhões que receberão os familiares cadastrados no sábado (28) e no domingo (29). O objetivo é ter um maior controle do número de pessoas que circulam nas unidades e humanizar o atendimento aos familiares, tendo em vista que as unidades prisionais não possuem espaço para comportar um grande número de pessoas.

Segundo o secretário de Estado de Administração Penitenciária, tenente-coronel da PM, Cleitman Coelho, após o nível de tensão nas unidades desde os eventos do dia 1º de janeiro, a Seap verificou o comportamento e a rotina de internos e pôde avaliar que as unidades apresentam situações mais controladas, aceitáveis e sem alteração, permitindo que as visitas ocorram normalmente.

“Fizemos a primeira experiência no fim de semana passado, liberando as visitas na Penitenciária Feminina de Manaus (PFM) e nos Centros de Detenção Provisória Feminino (CDPF) e Masculino (CDPM). Observamos também alguns ajustes que precisam ser feitos, e que no primeiro dia tivemos demora nas filas e na entrada de visitantes aos pavilhões do CDPM. Estamos trabalhando para que essas situações sejam resolvidas e que neste fim de semana os familiares possam ter mais tempo com os internos”, avaliou o secretário.

Limite de segurança
O secretário explicou ainda sobre a medida adotada para as próximas visitas e que, anteriormente, nos finais de semana, as unidades abriam para as visitas em todos os pavilhões, em ambos os dias. “A iniciativa de abrir agora apenas 50% da unidade em um dia e 50% na outra, é assegurar que o limite de segurança de pessoas por espaço seja atendido e que os visitantes tenham melhor ambiente para o convívio durante o dia que passarem nas unidades”, esclareceu o tenente coronel Cleitman.

Sendo esta a primeira visita liberada para todas as unidades neste ano, foi definida uma escala com as direções das unidades para um melhor controle e organização. As visitas funcionarão através de um rodízio por áreas, pavilhões e galerias que vão receber os familiares, sendo uma parte de cada unidade para receber visitas no dia 28 e outra parte no dia 29. A ideia é nos finais de semanas seguintes continuarem com uma escala, alternando os pavilhões que receberão visita no sábado e no domingo.

Ajustes na Vidal Pessoa
Cleitman Coelho explica que para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa (CPDRVP) ainda estão sendo feitos ajustes para que a unidade possa receber visitas e que os internos também não foram liberados para o contato com os familiares porque ainda cumprem sanção disciplinar.

“A previsão que temos é para o segundo ou terceiro fim de semana de fevereiro, que é a previsão para que o nível de tensão diminua na Vidal Pessoa. Os internos precisam concluir o período de sanção devido aos eventos promovidos por eles no dia 8 de janeiro. A unidade precisa também de algumas medidas para garantir a segurança de todos que irão circular na Cadeia Pública quando a mesma for liberada para os familiares visitarem seus parentes que estão presos”.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso