Câmara define presidentes e vice-presidentes das comissões técnicas permanentes da CMM

Entre os parlamentares reconduzidos à presidência das comissões estão Álvaro Campelo, Professora Therezinha Ruiz, Professora Jacqueline e Rosivaldo Cordovil.
09/02/2017 14h58 - Atualizado em 9/02/2017 15h00
FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

Os presidentes e vice-presidentes das comissões técnicas permanentes da Câmara Municipal de Manaus (CMM) foram anunciados pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Wilker Barreto (PHS), durante sessão plenária desta quarta-feira (8), após votação dos vereadores realizada no auditório Zany dos Reis.

Na ocasião, Wilker Barreto assegurou que a definição das comissões técnicas ocorreu de forma tranquila, com aclamação praticamente dos presidentes e vice-presidentes em todas elas. “Os membros titulares chegaram ao consenso na votação. Foi de forma tranquila e rápida, fizemos comissão por comissão, todos os membros fizeram suas ponderações”, disse, ao assegurar que, na próxima segunda-feira (13), já começam as deliberações, com a Ordem do Dia.

Segundo o presidente, o Regimento Interno diz que o vereador pode participar de duas a, no máximo, seis comissões como membro efetivo. “Muitos deles procuram Comissões com as quais têm afinidade, com um tema específico. Temos 21 Comissões (a contar com a Executiva), e isso permite que o vereador escolha comissões específicas. Obviamente que meu papel como presidente é dar às Comissões e ao vereador condições de trabalhar. Agora, as Comissões só vão pra frente se tiverem boa disposição dos seus membros e do presidente”, acrescentou.

Recondução
Entre os parlamentares reconduzidos à presidência das comissões estão Álvaro Campelo (PP), Professora Therezinha Ruiz (DEM), Professora Jacqueline (PHS) e vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), que se mantiveram, respectivamente, à frente das comissões de Defesa do Consumidor (Comdec), de Educação (Comed), de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher (COMDPDM) e de Transporte, Mobilidade Urbana e Obras Públicas (COMTMOP).

Mudanças
Várias comissões também tiveram mudanças na presidência, como a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que antes era presidida pelo ex-vereador Mário Frota (PSDB) e agora será representada pelo vereador Joelson Silva (PSC). Da mesma forma, a Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO), antes liderada pelo ex-vereador Mitoso (PSD), passou para a presidência do vereador Professor Samuel (PHS).

Já a Comissão de Agricultura e Política Rural (Comagri) que tinha como presidente o ex-vereador Júnior Ribeiro (PTN), e a Comissão de Serviço Público (Comserp), presidida na 16ª Legislatura pelo vereador licenciado Elias Emanuel (PSDB), ficam sob a presidência do vereador Professor Gedeão Amorim (PMDB). A Comissão de Saúde (Comsau), antes presidida pelo vereador Gilmar Nascimento (PSD), agora tem como presidente o vereador Roberto Sabino (PROS). Assim acontece com a Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (COMPH), que era presidida pelo ex-vereador Arlindo Júnior (PROS), passando para a presidência do vereador Jaildo dos Rodoviários (PCdoB).

Em meio às mudanças, alguns vereadores de primeiro mandato também estreiam como presidente de comissões. Um deles é o vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC), que vai presidir a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Comdetre). Outro é o vereador Wallace Oliveira (PTC) na presidência da Comissão de Ética da Casa Legislativa (Comet) e, na presidência Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia (COMMARESV), o vereador Professor Fransuá (PV). O vereador Raulzinho (DEM), outro estreante, vai presidir a Comissão de Assuntos Sociocomunitários e Legislação Participativa (Comalep).

Ao presidir comissões, os vereadores não recebem qualquer ganho salarial extra nem gabinetes diferenciados.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso