Centro Cultural Thiago de Mello amplia oferta de cursos e serviços em Manaus

Com o espaço a SEDUC passará a disponibilizar uma ampla diversidade de serviços à comunidade escolar e à população em geral, dentre eles o “Provão Eletrônico”.
24/02/2017 15h15 - Atualizado em 26/02/2017 15h55
Foto: Divulgação

Com a reinauguração do Centro Cultural Thiago de Mello, na Zona Leste de Manaus, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), responsável administrativamente pelo espaço, passará a disponibilizar uma ampla diversidade de serviços à comunidade escolar e à população em geral, dentre eles o “Provão Eletrônico”, direcionado para as pessoas que desejam regularizar os estudos e obter a certificação de conclusão dos ensinos Fundamental ou Médio.

Para ter acesso ao serviço, também chamado Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), os interessados poderão acessar o site examesupletivo.seduc.am.gov.br e realizar o seu cadastro. Podem participar do exame as pessoas interessadas em obter a certificação do Ensino Fundamental, cuja idade mínima necessária para fazer o exame é de 15 anos, e os interessados em obter a certificação do Ensino Médio, sendo necessário ter 18 anos completos para fazer o exame.

As provas são realizadas no Centro Cultural Thiago de Mello e a emissão dos certificados ficará a cargo da SEDUC. Segundo a Gerência de Atendimento Educacional à Diversidade, novos agendamentos estarão disponíveis a partir de março deste ano.

Com a completa revitalização, o centro cultural passará a contar também com uma sala de Educação Ambiental, na qual serão ofertados cursos, oficinas e palestras para professores, estudantes e comunidade em geral. A coordenação das atividades será feita também pela Gerência de Atendimento Educacional à Diversidade.

Inclusão
Também como parte da expansão dos serviços ofertados pela SEDUC por meio do Centro Cultural Thiago de Mello, serão disponibilizados cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille, sistema de leitura para pessoas com deficiência visual. Os cursos serão coordenados pela Gerência de Atendimento Educacional Específico e estarão disponíveis para os estudantes com deficiência e à população.

O Centro cultural contará ainda com uma sala de recursos multifuncionais, cujo atendimento será direcionado a alunos com deficiência intelectual, autismo, baixa visão, entre outros. A sala está equipada com impressora e máquina de datilografar em Braille; dicionário trilíngue; material ampliado para estudantes com baixa visão; dentre outros equipamentos.

Sala de formação
Coordenada pelo Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan) da SEDUC, a sala de formação será uma extensão dos cursos que já são ofertados na sede da Secretaria, no Japiim, Zona Sul de Manaus. Segundo a direção do Cepan, serão realizadas diversas formações para os professores, dentre elas as oficinas voltadas para o uso de tecnologias em sala de aula.

Para essas formações, estará disponível ainda a utilização da TV Escola, uma sala
equipada com diversos recursos multimídias.

Grupos de Trabalho
Para oferecer suporte pedagógico e realizar formação continuada para os professores da rede pública estadual de ensino, a SEDUC conta com grupos técnicos de trabalho (GTs), iniciativa que visa fortalecer o processo de aprendizagem e consequentemente elevar os indicadores de qualidade da rede pública educacional.

Com uma equipe técnica de professores especialistas nos diversos segmentos da Educação Básica, os GTs exercem ações pedagógicas nas áreas de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Com a reinauguração do Centro Cultural Thiago de Mello, o trabalho desenvolvido pelos GTs também contará com espaço garantido. Segundo a coordenadora do GT de Linguagens, professora Andreia Bandeira, a partir do mês de Março, a SEDUC definirá um cronograma de oficinas direcionadas para dar suporte às atividades dos professores em cada área do conhecimento.

Centro cultural
Reinaugurado nesta semana pelo Governo do Amazonas via SEDUC, o Centro Cultural Thiago de Mello está equipado com 36 salas climatizadas; biblioteca; laboratórios de informática; salas para realização de cursos; sala multimídia; ludoteca; área de convivência; anfiteatro com capacidade para 300 pessoas; estacionamento; e demais espaços administrativos.

Em pleno funcionamento, o Governo firmou parcerias entre a SEDUC, a Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), incrementando a gama de serviços disponibilizados à população amazonense.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso