Parlamentar solicita Carreta da Mulher às moradoras da Zona Norte de Manaus

Os moradores do Residencial Ozias Monteiro e Conjunto Habitacional Cidadão IX relatara a necessidade de acesso a vários exames importantes.
22/02/2017 12h06 - Atualizado em 22/02/2017 12h06
Foto: Reprodução

Com os moradores do Residencial Ozias Monteiro e Conjunto Habitacional Cidadão IX (Zona Norte) precisando de serviços da unidade móvel de saúde “Carreta da Mulher”, a Vereadora Professora Therezinha Ruiz (DEM) protocolou o referido pedido com requerimento à Secretaria da Câmara Municipal de Manaus, na terça-feira, 21.

Conforme a parlamentar, os moradores dos dois locais relataram a necessidade de ter acesso às consultas com médico clínico geral e pediatra, exames preventivos (Papanicolau), serviços de coleta de material de exames laboratoriais, de imunização e de farmácia.

De acordo com a parlamentar, o objetivo principal para agilizar essa pendência é, principalmente, a prevenção ao câncer. “Cerca de 70% dos casos de câncer de mama são diagnosticados na fase mais avançada, quando o tratamento já não é tão eficiente, com índice de cura baixo, necessidade de mastectomia (retirada da mama) e tratamentos caros para o Sistema de Saúde. Por esse motivo, é preciso prevenir, ainda mais quando mulheres estão solicitando com tanta ênfase”, disse.

A vereadora destacou ainda que, nos próximos dias, vai intensificar ainda mais esses tipos de demanda, pois é uma forma de atender a sociedade e, ao mesmo tempo, dar mais visibilidade aos cuidados preventivos de doenças como o câncer de mama. “É nossa obrigação. Afinal, ao fazer o diagnóstico numa fase inicial, podemos inverter o quadro, fazendo com que o tratamento seja muito mais barato e com índice alto de cura”, declarou.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso