Zona Franca: 50 anos

23/02/2017 14h38 - Atualizado em 23/02/2017 14h43
Foto: Reprodução

Em 2017, comemoramos os 50 anos de criação da Zona Franca de Manaus. Ao longo de cinco décadas, vimos o Amazonas ser beneficiado com o modelo econômico que garantiu o progresso do nosso Estado.

Mais do que uma geradora de emprego e renda, a Zona Franca é uma das garantias da conservação do meio ambiente amazônico, onde a população industrial convive pacificamente com a floresta.

A prorrogação dos seus benefícios, por mais cinquenta anos, foi importante para que possamos dar ao trabalhador, a segurança da permanência de postos de trabalho na Capital e Interior.

Contudo, constatamos com o passar dos anos, a necessidade de apresentarmos um novo modelo econômico, que auxilie o modelo já consolidado. Precisamos ainda, das às empresas que apostam suas fichas na Zona Franca, possibilidades de ampliação de suas atividades, além de condições para que possam transportar seus produtos e insumos de maneira mais eficiente e eficaz.

Daí a importância de persistirmos para que as obras de reestruturação dá BR-319, sejam autorizadas, a custo de nunca conseguirmos superar os obstáculos impostos, pelo isolamento geográfico, ao qual estamos arraigados.

A logística atual, que acontece por meio hidrográfico e aéreo, é cara demandando tempo e investimentos, que poderiam ser empreendidos em novas tecnologias. Entender que o processo de modernização das nossas industrias, está sendo prejudicado, por um impasse exclusivamente político, se faz crucial no atual momento econômico do país.

Comemoremos conscientes, de que o modelo por si só, não é garantia da sobrevivência econômica das próximas gerações. Defender a viabilidade da Zona Franca, é nosso dever como partes de uma sociedade, que tem compromisso com o futuro.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505