Barracos são retirados de área de preservação permanente na Colônia Terra Nova
Os barracos estavam sendo destinados à venda de peixe e a ocupação foi denunciada pelos próprios moradores.
A Prefeitura de Manaus fez a retirada de dois barracos de madeira construídos às margens de um afluente do igarapé da Bolívia, numa localidade denominada Loteamento Recreio Canaã, na colônia Terra Nova II, Zona Norte.
A retirada aconteceu na última quarta-feira, 8, após a realização da caracterização da área. Os barracos estavam sendo destinados à venda de peixe e a ocupação foi denunciada pelos próprios moradores.
A operação foi realizada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Infraestrutura (Seminf) e Batalhão Ambiental da Polícia Militar, com apoio do Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas (Gipiap).
Segundo o diretor de Fiscalização da Semmas, Eneas Victor, a ação teve caráter preventivo e foi realizada ainda no começo da ocupação, já que os barracos estavam em construção e futuramente acarretariam o comprometimento do igarapé gerando transtornos e alagações com o acúmulo de lixo.
“Logo que recebemos a denúncia buscamos apurar a situação. Não foi possível fazer notificações porque ninguém se apresentou como proprietário das referidas construções e tivemos que tomar a iniciativa de demolição para evitar que o problema se alastrasse”, explicou Enéas.