Seduc informa que estão abertas inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A competição é direcionada aos estudantes a partir do 6º do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
03/03/2017 09h03 - Atualizado em 3/03/2017 17h08
Foto: Reprodução

As inscrições para a 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão abertas e seguem até o dia 31 de março. Para participar, as escolas interessadas deverão acessar o site www.obmep.org.br e efetuar sua inscrição.

Realizada pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é direcionada aos estudantes a partir do 6º do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais, além de escolas privadas, bem como aos respectivos professores.

No Amazonas, a mobilização para a participação dos estudantes conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC). Na edição de 2016, as escolas da rede pública estadual, coordenadas pela SEDUC, finalizaram a competição com um total de 73 medalhas, sendo três de ouro, 14 de prata e 56 medalhas de bronze, além de 510 menções honrosas.

Dentre os objetivos da OBMEP estão: estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas; e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.

Etapas

Como nas edições anteriores, a OBMEP deste ano será organizada em duas fases. Na primeira, serão aplicadas provas com 20 questões objetivas (de múltipla escolha) a todos os inscritos. A realização desta etapa está prevista para o dia 6 de junho, com provas realizadas nas próprias escolas dos estudantes inscritos.

A segunda fase, para os alunos classificados na primeira fase da olimpíada, está agendada para o dia 16 de setembro, com provas discursivas compostas por seis questões. Nesta fase, que define as premiações, as provas serão aplicadas em locais designados pela coordenação da OBMEP.

Premiação

Serão premiados alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação pelos melhores desempenhos na competição. Para a edição deste ano, a premiação dos alunos será distribuída separadamente entre as escolas públicas e as escolas privadas.

A OBMEP premiará os estudantes de escolas públicas com medalhas e menções honrosas, sendo 500 de ouro, 1500 de prata, 4500 de bronze e até 46.200 menções honrosas. Para estudantes de escolas particulares, a competição destinará 25 medalhas de ouro, 75 de prata, 225 de bronze e até 5.700 menções honrosas.

OBM

Além da premiação, os 300 estudantes melhores classificados em cada nível da competição, poderão participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que acontecerá no final do ano. No dia 3 de novembro, a comissão organizadora da OBM enviará convites para os alunos aptos a realizarem a prova da fase única da competição, devendo o mesmo confirmar a sua participação até o dia 8 do mesmo mês.

As provas da OBM estão previstas para os dias 18 de novembro (Nível 1 + Nível 2 + Nível 3) e 19 de novembro (Nível 2 + Nível 3).

O regulamento completo da OBMEP pode ser acessado no link a seguir: http://www.obmep.org.br/regulamento.htm


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso