Amazonas recebe novas viaturas para transporte de detentos do sistema prisional

As novas viaturas serão distribuídas entre sete unidades prisionais da capital
12/04/2017 16h05 - Atualizado em 13/04/2017 11h37
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu sete novas viaturas do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério de Justiça e Cidadania, para serem utilizados pelo sistema prisional do Amazonas para a realização de escoltas jurídicas para audiências, fúnebres e atendimento médico. A apresentação dos veículos foi feita nesta quarta (12), no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM).

A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Administração Penitenciária, tenente-coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho; do secretário executivo, tenente-coronel da Polícia Militar, Silvio Mouzinho; do coordenador do sistema penitenciário, major da Polícia Militar, Lima Júnior; do gerente regional da Umanizzare Gestão Prisional, Kleuton Silva; e dos diretores de unidades prisionais, que participaram do ato simbólico de entrega das viaturas para as unidades dos regimes provisório e fechado da capital.

Cleitman reforçou que furgões-cela – que possuem tecnologia de monitoramento por câmeras e comunicadores internos – vão dar mais suporte nas escoltas realizadas pelas unidades prisionais, que possuem um grande fluxo de solicitações, em especial para audiências. “Essas viaturas vão nos ajudar a dar uma resposta ao judiciário com relação à demanda reprimida que hoje existe com relação à apresentação dos internos nas audiências judiciais. Os veículos atenderão tanto na capital quanto na região metropolitana”.

Novos investimentos
Além dos sete veículos recebidos por doação, a Seap vai adquirir, ainda este ano, mais 13 furgões-cela e dois caminhões com os recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para investimentos em melhorias no sistema prisional do Amazonas. O recurso federal é uma parceria com todos os Estados da Federação para a construção de novas unidades e aquisição de novos equipamentos de segurança e fiscalização.

“Essa é a primeira leva de entrega, mas já estamos em processo de licitação de equipamentos tecnológicos e mobílias para o sistema prisional. Estamos também na fase licitatória para a contratação de empresas que vão construir duas unidades prisionais, uma em Manacapuru e outra em Parintins, que servirão como municípios polos para abrigar detentos dos municípios adjacentes. O pacote também contempla equipamentos para revista e fiscalização que possuem o objetivo de identificar e coibir os objetos ilícitos. Todo esse investimento está incluso no recurso de R$ 50 milhões que o Amazonas recebeu do Funpen”, explicou o secretário Cleitman Coelho.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505