UBSs mobilizam população para campanha de vacinação contra gripe

A campanha iniciou no último dia 25.
30/04/2017 15h05 - Atualizado em 1/05/2017 12h16
Altemar Alcântara/Semcom

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal estão reforçando as ações da 19º Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe) com o objetivo de alcançar o público prioritário para a imunização contra a doença.

A abertura oficial da campanha aconteceu na última terça-feira (25/04) e tem como alvo pessoas com 60 anos ou mais de idade, povos indígenas (aldeados e assistidos pela Sesai), crianças na faixa etária de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, da população privada de liberdade e dos funcionários do sistema prisional.

A novidade deste ano é a inclusão dos professores das escolas públicas e privadas, que devem apresentar documento que comprove a profissão (contracheque, crachá ou outro documento).

As equipes de saúde estão realizando ações de acordo com a demanda identificada em cada área de atuação das UBSs, atendendo, por exemplo, idosos acamados, crianças em creches e escolas, trabalhadores de saúde em hospitais e clínicas. A imunização também está disponível em 182 Unidades de Saúde com sala de vacina.

Uma das ações aconteceu nesta semana, de segunda a sexta-feira, no Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças (zona Sul), organizada pela UBS Dr. Luiz Montenegro.

A aposentada Dalila Pereira da Silva, 66 anos, foi uma das beneficiadas com a ação no Parque do Idoso na manhã desta sexta-feira (28/04). “Eu moro próximo ao Parque do Idoso e todos os anos venho tomar a vacina aqui, o acesso é mais fácil. Acredito que a vacina ajuda a evitar a doença nessa fase da vida, principalmente por que temos outras complicações como alergias e rinite”, explicou Dalila Silva.

O Dia “D” da campanha vai acontecer no dia 13 de maio, quando serão mobilizados 4.500 profissionais de saúde e montados 959 postos de vacinação no município de Manaus. A meta da Campanha este ano é para a imunização de 366 mil pessoas na capital.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505