Consulado Geral do Japão em Manaus e Seduc inauguram sala de língua japonesa em escola bilíngue

O novo espaço vai atender 45 alunos por aula e os estudantes terão todo um aparato tecnológico para o aprendizado da língua japonesa.
31/05/2017 17h39 - Atualizado em 31/05/2017 17h39

Foto: Divulgação


A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), em parceria com o Consulado Geral do Japão em Manaus, inauguraram, na manhã desta quarta-feira (31), o “Ambiente de Mídias para o Ensino da Língua Japonesa”, que beneficiará os alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue (EETIB) Professor Djalma da Cunha Batista. O novo espaço vai atender 45 alunos por aula e os estudantes terão todo um aparato tecnológico para o aprendizado da língua japonesa. A ação contou com a presença do titular da pasta, professor doutor Arone do Nascimento Bentes, bem como do cônsul geral do Japão, Shuji Goto e do gestor da escola, professor Orlando Moura.

Antes da inauguração, aconteceu um momento solene com apresentação musical na língua japonesa e a execução dos hinos do Japão e do Brasil. Depois, o secretário da SEDUC e o cônsul geral do Japão visitaram a sala de mídias, onde foram apresentados os novos aparelhos tecnológicos que vão auxiliar os alunos no aprendizado da língua nipônica.

O secretário da SEDUC, professor doutor Arone Bentes elogiou o novo espaço e ressaltou que o contato dos estudantes com um novo idioma é importante o desenvolvimento intelectual deles. “Nós estamos muito felizes com uma iniciativa como essa. Como educador, eu penso que o caminho é esse, essa integração entre países distantes, ou próximos, que possam aprender, a interagir e inspirar para que se tornarem melhores. Um evento como esse é para a gente aplaudir, para louvar, porque é para isso que trabalhamos”, disse Bentes.

O Ambiente de Mídias para o Ensino de Língua Japonesa foi devidamente equipado com equipamentos de última geração e a sala estará dividida em quatro ilhas, num ambiente interligado, resultando numa aula diferenciada. Numa das ilhas os alunos poderão trabalhar a leitura do idioma japonês; em outra haverá tablets, onde o aluno poderá ouvir e aprender a escrever em japonês. O outro ponto será composto por mesas com televisores de última geração onde o aluno também aprenderá a escrever e falar no idioma nipônico, assistindo as aulas, usando fone de ouvido conectado à TV. O quarto ambiente é composto por uma TV de 75 polegadas 4K onde o professor bilíngue vai ministrar suas aulas e ainda fazer pesquisas na Internet referente ao assunto abordado.

Para a concretização da sala de mídias, o Consulado Geral do Japão em Manaus realizou a doação de R$ 253 mil, por meio do Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Cultura (APC) do governo japonês e atendeu a uma solicitação da SEDUC para a reforma da sala de língua japonesa e adquirir os equipamentos de áudio, vídeo e leitura.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Facebook

Economia

Contato Termos de uso